CâmerasNotícias

Nikon cancela o lançamento da série DL de câmeras compactas

A Nikon anunciou oficialmente o cancelamento do desenvolvimento da série DL de câmeras compactas. A série, anunciada um ano atrás, teria como inovação um novo sensor de imagem de 1 polegada e seria voltado para o fotógrafo entusiasta e avançado. Mas o que aconteceu de verdade?

Segundo a empresa os custos de desenvolvimento da série se tornaram muito grandes e não seria mais economicamente viável o lançamento dos equipamentos. Numa declaração divulgada recentemente também menciona a preocupação da empresa de que não venderia unidades suficientes para compensar o aumento desses custos devido a uma desaceleração no mercado consumidor de fotografia.

 

Linha composta das câmeras DL18-50 f/1.8-2.8, a DL24-85 f/1.8-2.8 e a super zoom DL24-500

 

Segundo o site Dpreview  “Essa não foi a única notícia ruim da Nikon. A empresa divulgou seus resultados financeiros do terceiro trimestre e devido aos custos de um programa de “aposentadoria voluntária” iniciado no ano passado e a baixa de estoques de semicondutores, anunciou uma “perda financeira extraordinária” de abril a dezembro de 2016. O impacto disso se reflete em uma previsão econômica atualizada para o exercício encerrado em março onde há uma diminuição das previsões de vendas líquidas e lucro operacional. A declaração reconhece que o mercado de câmeras digitais está “lento e encolhendo”.”

A linha de câmeras DL da Nikon englobava o lançamento de 3 câmeras com objetiva fixa, a DL18-50 f/1.8-2.8, a DL24-85 f/1.8-2.8, e a super zoom DL24-500 f/2.8-5.6. As câmeras haviam sido projetadas para concorrer com a linha RX da Sony e apresentariam um sensor de 1 polegada e lentes luminosas com abertura máxima entre f1.8 e f2.8.

Arte mostrando o tamanho do sensor da série DL em relação ao tamanho das câmeras

 

O público pareceu reagir bem ao anúncio do lançamento mas o adiamento do início das vendas dos equipamentos começou a fazer com que o impulso inicial do mercado fosse diminuindo.

Muitos usuários de foruns fotográficos internacionais tem manifestado seu pesar pelo cancelamento da linha mas muitos também chamam a atenção para o fato de que câmeras com sensor de 1 polegada não são mais novidade e de que alguns smartphones chegarão em breve a esse tamanho de sensor, diminuindo as vantagens que uma câmera compacta tem no quesito qualidade de imagem.

Apesar dos rumores não terem tocado no assunto acredito que o terremoto de Kumamoto que destruiu uma boa parte da base industrial de produção de sensores de imagem no Japão em 2016 possa ter alguma influência nessa decisão da Nikon pois alguns fabricantes que dependiam dessa produção adiaram o lançamento de novos produtos, caso da Fujifilm com sua XT-2.

Conheça um pouco mais da série DL da Nikon no video que o canal NikOnly postou no Youtube.

Obs.: O video está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.