Câmeras

Qual é a melhor lente para fotografar viagens?

Se você tem uma câmera com objetivas intercambiáveis já deve ter se perguntado qual é a melhor lente para fotografar viagens. Digo isso porquê quem tem uma câmera desse tipo sempre se pergunta qual é o melhor “balanço” entre a melhor imagem possível e o menor peso do equipamento.

Já contei em um artigo anterior o que aconteceu depois de um dia inteiro passeando com uma câmera pesada, e sei portanto como escolher o equipamento certo é importante para uma viagem.

Os famosos Youtubers Tony e Chelsea Northrup publicaram um vídeo muito curto explicando suas escolhas em câmeras e lentes para viagem e isso me inspirou a discutir um pouco o assunto.

lente para fotografar viagens
Chelsea e Tony Northrup discutindo sobre as melhores lentes para viagem

Para Chelsea Northrup, que se auto entitula no vídeo uma fotógrafa “mimada”, é importante viajar carregando uma câmera Sony A7R III acoplada em uma lente zoom Canon 24-70 f/2.8L II através de um adaptador inteligente Sigma MC-11. O valor do conjunto segundo ela passa facilmente da casa dos US$5.000,00 dólares, daí ela ser mimada, hehehe.

Já Tony Northrup prefere usar uma Olympus O-MD E-M10 II acoplada a uma objetiva Panasonic 14-140mm f/3.5-5.6. Segundo ele o valor desse conjunto é de cerca de US$ 1.500,00 dólares.

E qual a diferença no final das contas entre essas duas escolhas?

A escolha de Chelsea

Bem, a escolha de Chelsea por uma lente zoom 24-70mm tem sentido se você estiver usando como ela uma câmera com sensor Fullframe, mesmo numa câmera mais leve como uma Mirrorless.

O ângulo de visão permite flexibilidade tanto para paisagens, como numa grande angular, quanto para cercar melhor uma cena próxima, como numa teleobjetiva curta. Nesse caso o fotógrafo não precisa se mover tanto para frente e para trás ao procurar a melhor composição da foto, coisa que aconteceria numa lente fixa, sem zoom.

lente para fotografar viagens
Foto de Chelsea obtida em posição Grande Angular de 24mm

Outro detalhe é a grande abertura fixa da lente, de f/2,8 em todos os pontos do zoom. Lentes desse tipo são complexas e caras, feitas para dar a melhor qualidade possível de imagem numa objetiva do tipo zoom.

A escolha de Tony

Já o conjunto de câmera e lente de Tony Northrup leva em conta mais a questão da portabilidade. A lente do tipo zoom 14-140mm escolhida por ele vai se comportar como uma 28-280mm no sensor Micro 4/3 que equipa a câmera da Olympus.

Isso significa que apesar de ser uma lente muito menos “luminosa”, pois a abertura do diafragma é bem menor e variável, o alcance da lente como teleobjetiva supera em muito o que você vai conseguir com o conjunto utilizado por Chelsea.

lente para fotografar viagens
Retrato de Tony obtido com zoom 14-140mm

Esse conjunto de corpo e lente também é muito menor e mais leve, sendo que a câmera da Olympus também tem o famoso design retrô que chama tanto a atenção dos fotógrafos hipsters.

E a escolha de Sofia?

Pense em Sofia como uma fotógrafa brasileira, fustigada por uma crise econômica, social e moral de proporções bíblicas, que vive num país praticamente “soviético” e que só tem acesso a equipamentos desatualizados ou de segunda mão. Sofia viaja mesmo assim, mas morre de medo de ser assaltada pois não tem como pagar o seguro da câmera. O que ela faz?

Pode parecer piada mas eu e a maior parte dos meus leitores está nessa situação, hehehe! Mesmo assim sempre existem escolhas, nem que seja entre as câmeras usadas…

lente para fotografar viagens
Uma Canon T3 usada com lente 18-55mm ainda é um equipamento respeitável, mesmo com 12 Megapixels.

Como estamos falando de câmeras com lentes intercambiáveis, é provável que você tenha uma câmera DSLR com sensor “cropado”, ou seja, no formato APS-C. Nesse caso a primeira coisa que recomendo ao pensar num lente para fotografar viagens é explorar ao máximo a chamada lente do kit da câmera.

Lentes padrão 18-55mm

Muita gente acha que essas objetivas relativamente baratas que vem junto com algumas versões de câmeras são imprestáveis mesmo como uma lente para fotografar viagens. Isso até podia ter algo de verdade antigamente mas hoje em dia a coisa mudou de figura.

Em primeiro lugar, em uma câmera com sensor APS-C a lente zoom padrão de 18-55mm f/3.5-5.6 vai se comportar como uma zoom de 28-84mm, que é praticamente o campo de visão que Chelsea escolheu para sua câmera Fullframe.

lente para fotografar viagens
A confiável e funcional Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM

A partir daí podemos pensar no mesmo tipo de escolhas que ela faz, ao falar da versatilidade para compor melhor imagens mais próximas. Outra coisa importante é que essas objetivas são leves, apesar de alguns fotógrafos acharem-nas frágeis, mas basta ter cuidado.

Outra coisa importante é que as novas versões dessas lentes são opticamente muito sofisticadas, além de terem sistemas de estabilização de imagem bastante efetivos. Se você se interessar pelo assunto leia o artigo que escrevi sobre o porquê de usar as lentes que vem nos kits de câmeras fotográficas.

Lentes zoom 18-140mm

Este tipo de lente para fotografar viagens é um pouco mais caro que a lente básica do kit de câmera mas em compensação vai se comportar aproximadamente como uma lente 28-210mm em câmeras com sensor APS-C.

Isso significa uma grande facilidade para fotografar desde paisagens até cenas e objetos distantes. Algumas dessas lentes tem estabilização de imagem de última geração então o medo de que uma vibração possa arruinar uma foto importante diminui.

lente para fotografar viagens
Nikon D5600 com kit de lente Nikkor 18-140mm

No entanto é bom lembrar que a maioria dessas lentes apresenta bastante distorção de imagem fora de sua posição central (cerca de 100mm) e produzem imagens que muitos acham “suaves” demais. Essa portanto é uma questão bem pessoal, mas conheço muita gente (inclusive eu) que passa horas no computador melhorando e dando nitidez em imagens tiradas com lentes desse tipo e conseguindo resultados muito bons.

Qual é a melhor lente para fotografar viagens?

Para mim a melhor lente para fotografar viagens é aquela que seja leve, me dê um campo de visão que permita flexibilidade na composição da foto e que não seja tão cara que me faça ficar escondendo meu equipamento mais do que escondo meu celular dos olhos dos amigos do alheio, hehehe.

Para cada situação existe uma lente para fotografar viagens, mas atualmente tenho levado uma câmera DSLR ou Mirrorless pequena, com resolução suficiente para que eu possa recortar e recompor uma imagem no computador (16 a 24 Megapixels), e com uma lente de kit leve mas de boa qualidade, como as mais novas da Nikon ou da Canon.

lente para fotografar viagens
Foto obtida com lente 18-55mm com finalização no Photoshop – Ricardo Hage, 2018

Caso eu vá para uma viagem mais longa, em locais que nunca fotografei ou que são conhecidos por suas paisagens ou oportunidades fotográficas, a coisa muda de figura e acabo levanto mais equipamentos. Para cada dia de viagem escolho o equipamento que vou usar naquele determinado passeio. Deixo o resto do equipamento no hotel tomando alguns cuidados, pois como bom brasileiro sou desconfiado de tudo e de todos, hehehe.

Lembre também que essas dicas sobre lente para fotografar viagens foram pensadas apenas para quem quer viajar com câmeras que possibilitam a troca dessas lentes, especificamente as Mirrorless e as câmeras DSLRs.

Se você prefere viajar com um equipamento mais leve veja meu artigo sobre as melhores câmeras compactas de 2018. E boa viagem!!!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Um comentário sobre “Qual é a melhor lente para fotografar viagens?

Deixe uma resposta