CâmerasNotícias

Sensor biométrico da Nikon sente as emoções do fotógrafo

A Nikon está planejando um sensor biométrico para câmeras e lentes que pode detectar as emoções que você sente ao fotografar uma imagem.

A Canon também anda pesquisando a implantação de sensores biométricos em seus equipamentos, mas parece que a intenção da Nikon é mais ousada.

sensor biométrico
Esquema da nova patente indicando o sensor biométrico traseiro da câmera

A descoberta foi feita através de uma nova patente registrada pela empresa. Nela são apresentados sensores embutidos nas laterais das lentes e nas partes frontal e traseira de uma câmera DSLRs. Esses sensores parecem poder ler tanto o polegar quanto os outros dedos das duas mãos de um fotógrafo.

Cada sensor biométrico pode detectar informações como o ritmo, fluxo e pressão sanguíneos, transpiração, temperatura corporal e até mesmo o quanto de força você está fazendo para segurar a câmera.

A Nikon acredita que assim registraria o estado de espírito do fotógrafo no momento da exposição. Os sensores biométricos ajudariam a adicionar um nível a mais de informação no entendimento de uma determinada fotografia, mesmo que o fotógrafo não relatasse nada sobre a vivência do momento da captura da imagem.

sensor biométrico
Vista superior com sensores na lente e possíveis emoticons registrando as emoções do fotógrafo

O uso do sensor biométrico já faz parte do nosso dia a dia. Smartphones e Caixas Eletrônicos já registram nossas informações o tempo todo, e eu não me surpreenderia se também não estivessem registrando nossas emoções.

A questão da privacidade vai acabar sendo levada em conta, pois vai ter muito fotógrafo se sentindo desconfortável ao saber que suas emoções estarão disponíveis no registro EXIF de cada foto. Já pensou?

Eu, como sou transparente, não iria me importar, mas a vida de muita gente ia se complicar, e muito, hehehe.

Agora, para quem usa a fotografia como forma de terapia isso pode ser muito bom, quem sabe?

Vamos aguardar esse “Admirável Mundo Novo” da fotografia…

Deixe uma resposta