Notícias

Kandao Raw+ é um freeware que melhora fotos mal iluminadas

Você já deve ter tentado fotografar uma cena pouco iluminada só para ver um resultado desfocado e cheio daqueles ruídos na imagem. Na maior parte das vezes é difícil mesmo conseguir imagens noturnas bem definidas sem um equipamento fotográfico de ponta.

Para resolver esse problema a Kandao Technology, fabricante de câmeras 360º graus, desenvolveu o Kandao Raw+.

O software gratuito utiliza técnicas de fotografia computacional para ajudar a obter imagens de melhor qualidade nessas situações de fotografia. A ferramenta inteligente ajuda a produzir uma imagem com maior detalhe, alcance dinâmico e menor ruído combinando uma sequência de imagens do tipo RAW.

Kandao Raw+
imagem RAW convencional versus a processada pelo Kandao Raw+

Além de ser compatível com as câmeras Obsidian e QooCam da própria Kandao, o software trabalha também com arquivos obtidos pela maioria dos modelos de câmera suportados pelo Adobe Camera Raw.

O segredo por trás do software é a transformação de uma sequência de disparos da câmera com tempos de exposição reduzidos. Ao alinhar essas fotos automaticamente várias imagens são mescladas reduzindo o ruído da imagem destacando também todos os detalhes.



Dessa maneira não importa que as imagens estejam um pouco tremidas pos o software identifica esse padrao ao alinhar as fotos, usando a melhor imagem obtida como guia e eliminando o defeito.

Kandao Raw+
Exemplo do empilhamento feito pelo Kandao Raw+

É claro que é possível usar softwares como o Photoshop ou mesmo o Lightroom para fazer esse tipo de empilhamento de imagens. No entanto no geral esse é um processo trabalhoso e manual, a não ser que você automatize tudo com um script.  O Kandao Raw+ produz no final das contas imagens de melhor qualidade com muito mais facilidade.



Os exemplo que a empresa apresenta realmente são surpreendentes.

Se você tem interesse nesse tipo de ferramenta não custa dar o download, afinal o software é gratuito. Clique aqui para visitar a página de download do Kandao Raw+, quem sabe você resolve assim aquele problema que você tem com fotos tremidas?

Você também pode ver como o software funciona em um vídeo de 19:26 minutos que o canal CreatorUp! publicou. É meio confuso mas pode ajudar a entender melhor como o Kandao Raw+ funciona.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta