Canon deixa o mercado de câmeras Reflex analógicas
Uma das últimas câmeras Reflex analógicas do mercado acaba de sair de linha. A Canon anunciou o fim da fabricação da EOS 1V, última SLR (single lens reflex) fabricada pela companhia.
Depois da Leica anunciar o encerramento da fabricação de sua câmera analógica M7, esse é mais um abalo para os amantes do filme fotográfico.
A Canon 1V foi lançada em 2000 e seu design foi a base para as posteriores câmeras digitais “topo de linha” da Canon, como a EOS-1D até a atual EOS 1DX Mark II.
A EOS 1V foi a câmera de filme Reflex mais rápida comercializada na época de seu lançamento. Fotografando a velocidade de 10 quadros por segundo (10FPS) a câmera acabava com um rolo de filme de 36 poses em menos de 4 segundos. Haja filme…
Reações
Em uma matéria no site Fstoppers.com sobre a notícia, o comentarista Alex Cooke declara: “eu tenho uma Canon 1V, e é de longe uma das minhas câmeras favoritas. Além de ser um ótimo equipamento e de ser capaz de usar todas as lentes atuais da Canon, eu acho impressionante assistir a um rolo de filme ser fotografado a 10 quadros por segundo. É algo que penso ser muito mais impressionante numa câmera de filme do que numa câmera digital moderna e rápida, considerando a movimentação física da mídia que há”.
Não sei nem como é que o filme não arrebentava, hehehe.
Apesar do encerramento de sua fabricação ser esperado desde 2015, só agora a Canon anunciou a descontinuação final da EOS 1V, que era sua última câmera fotográfica analógica remanescente ainda em estoque.
Os comentários sobre a notícia não são muitos, mas alguns pedem que a concorrente Nikon não deixe de fabricar sua última câmera SLR, a Nikon F6 lançada em 2004, que concorre na mesma categoria de equipamentos profissionais para filme.
Enfim, esse é o fim da história das câmeras Reflex analógicas feitas pela Canon.
Pingback: Câmera de filme Nikon F6 ainda em produção | Ricardo Hage