celulares e smartphones

Testando o efeito de Longa Exposição do iPhone X

Uma das funções fotográficas mais interessantes introduzidas pela Apple no novo iPhone X é o modo de Longa Exposição. O nome é bonito, mas o que seria isso?

Nas câmeras convencionais algumas imagens obtidas com grande duração de exposição à luz podem fazer com que os objetos que estão em movimento na fotografia fiquem borrados. O resultado, normalmente conseguido com uso de um filtro ND, fica parecido com o que descrevi há pouco tempo em um post aqui no Blog.



Já no iPhone X o efeito é criado por um truque de software.

Quando ativado, esse modo de fotografia do iPhone X faz com que a câmera tire uma “Live Photo” (aquelas fotos com algum movimento) e use esse arquivo para identificar os objetos que estão móveis e os que estão estáticos.

Daí o aplicativo da câmera isola os elementos em movimento e dá uma “borrada” apenas neles, preservando os objetos estáticos.

 

Still do vídeo com Jeff Graham testando o modo Longa Exposição no iPhone X

O truque pode ser muito eficiente em produzir imagens com um aspecto de sonho, com nuvens ou água corrente de aspecto “derretido”.

Para testar esse efeito do iPhone X em comparação com o uso de uma câmera tradicional e filtro ND, o fotógrafo Jeff Graham publicou um vídeo em seu canal do Youtube. A experiência, feita na borda de um riacho próximo a uma pequena queda d’água, mostra efetivamente o resultado dos dois equipamento fotografando o mesmo cenário em Longa Exposição.

Graham deixa claro que a câmera DSLR profissional tem um resultado mais sofisticado nesse tipo de imagem, mas o iPhone X não fica muito atrás, mesmo que seu resultado seja fruto de manipulação por software.



Eu particularmente acho que as imagens produzidas pelo iPhone X ficaram melhor sendo tratadas em Preto e Branco, já que a iluminação do dia da experiência não estava muito boa. Mas de modo geral, realmente o resultado é bem satisfatório. O vídeo também é interessante pois mostra o processo de configuração do aplicativo da câmera para esse tipo de fotografia, o que pode ser útil para quem se confunde com o o uso do iPhone.

Veja o vídeo e inspire-se, quem sabe você acaba explorando essa nova possibilidade de fotografia criativa, mesmo que seja numa câmera convencional…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.