Tutoriais

Dicas rápidas de como usar um filtro ND

Sabe aquelas fotos tiradas durante o dia em que nuvens ou água corrente aparecem meio derretidas? Qualquer fotógrafo sabe que para isso é preciso deixar o obturador da câmera aberto por mais tempo, mas como fazer isso durante o dia, com muita luminosidade?

É para isso que existem os chamados filtros ND (Neutral Density, ou Densidade Neutra), que reduzem a quantidade de luz que entra na lente, possibilitando a criação de vários efeitos fotográficos.

 

Nuvens derretidas em foto obtida com filtro de Densidade Neutra

 

O canal Photo Tom publicou recentemente um vídeo de apenas 3:00 minutos explicando como usar um filtro ND. O tutorial é rápido mas permite entender facilmente o processo de uso do filtro.



As dicas são as seguintes:

  • Procure por uma paisagem que tenha algum movimento, como nuvens ou água corrente;
  • Crie uma composição interessante;
  • escolha se você quer também usar filtros polarizadores ou gradativos;
  • Monte o suporte na sua objetiva;
  • Focalize a cena e depois desligue o foco automático;
  • Monte o filtro ND com a moldura de espuma voltada para dentro do suporte;
  • Use algum aplicativo para calcular a exposição baseado em quantos “stops” seu filtro reduz;
  • Use um controle remoto para disparar a câmera.

É bom lembrar que o vídeo usa como exemplo um filtro do tipo quadrado, que é adaptado na lente por um suporte. Esse tipo de filtro não é muito comum em nosso mercado. Eu mesmo só uso filtro ND do tipo circular, já montados na rosca, como um filtro UV convencional.

 

Exemplo de pasiagem obtida com filtro ND

 

Outra coisa interessante para lembrar é que muitos smartphones contam com uma função de filtro ND por software, permitindo conseguir esse mesmo tipo de efeito em suas câmeras.



Conheço gente que sem saber deixava a função de filtro ND do smartphone sempre ativada, nunca conseguia fotos nítidas, e botava a culpa no aparelho.

Quem sabe esse não é seu caso?

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.