Tutoriais

Um guia completo de retoque de olhos no Photoshop

Para alguns fotógrafos, os olhos são os elementos mais importantes em um retrato. Eles fazem parte dos primeiros detalhes que qualquer observador olha numa fotografia de uma pessoa, ou mesmo um grupo.

Usar o Photoshop para melhorar e até mesmo “consertar” alguma imperfeição nos olhos de alguém não é uma matéria muito fácil. Sim, eu sei que existem “plug-ins” que resolvem esse tipo de problema num passe de mágica, mas é sempre importante para um fotógrafo avançado saber utilizar as ferramentas que o Photoshop apresenta, até porque elas também servem para outros tipos de retoque.



O canal Photoshop Training Channel publicou recentemente um vídeo muito completo sobre o assunto. Apresentado por Jesus Ramirez, o tutorial apresenta todo o processo de como retocar os olhos em um trabalho de retrato, o que inclui dar nitidez, mudar a exposição, e até mesmo mudar a cor dos olhos, se você assim quiser.

 

Fotografia original a ser retocada
Olhos retocados com fundo aclarado e cor dos olhos trocada

 

É claro que não se faz tanto milagre assim, a foto a ser tratada precisa ter um mínimo de qualidade. Devemos também ter cuidado para não deixar a foto muito artificial, coisa que confesso as vezes achar difícil…

Uma coisa muito boa nesse tutorial e que, apesar de ser em Inglês e usar o Photoshop nessa língua, toda vez que um comando é utilizado o vídeo usa um zoom, o que faz com que possamos entender perfeitamente sua localização e provável tradução em Português.



O vídeo é longo, tem 28:00 minutos, portanto é voltado para estudantes e profissionais da fotografia, mas isso não significa que um simples curioso não possa dar uma olhada, acelerando as imagens para ter uma idéia geral de como se faz esse tipo de retoque no Photoshop.

Estude um pouco, quem sabe você não acaba resolvendo esse tipo de problema em seu trabalho fotográfico…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Um guia completo de retoque de olhos no Photoshop

Fechado para comentários.