Inspire-se

Pensamentos sobre a Fotografia Urbana em Roma

A Fotografia Urbana, ou Street Photography para os íntimos, continua sendo uma das grandes atrações no mundo fotográfico.

Combinação entre Arte e Fotojornalismo, esse foco de trabalho tem criado imagens fantásticas mas ao mesmo tempo continua gerando muitas apreensões. O grande problema da Street Photography é a tênue fronteira existente entre o direito do fotógrafo captar uma imagem e o direito de imagem das pessoas fotografadas.



Hoje em dia, em algumas cidades ou países, até os direitos de imagem da paisagem são protegidos!

 

Still do vídeo com Sean Tucker

 

Pensando nisso e em outras coisas o fotógrafo Sean Tucker produziu um vídeo usando como fundo uma experiência em Fotografia Urbana em Roma, na Itália.

As imagens estáticas foram captadas com uma câmera Fujifilm X-T20, a nova queridinha dos fotógrafos urbanos e turistas Hipsters (quero uma), e o vídeo foi “filmado” com a Canon 80D.



Falando para seus seguidores no canal, Tucker diz: “Eu sempre ficava apreensivo em fotografar pela cidade porque eu tinha a ideia de que a verdadeira Fotografia Urbana tinha que captar as pessoas sempre de perto, o que inevitavelmente me levaria a entrar em situações de conflito com elas. No entanto penso que nos últimos dois anos encontrei um estilo de fotografia de rua que melhor se adequa à minha personalidade. Nesta recente viagem a Roma, usei meu tempo para fazer com que esse vídeo compartilhe a filosofia que uso ao fotografar pela cidade, na esperança de que ajude você a ampliar sua própria definição desse campo e dar-lhe coragem de sair e fotografar nas ruas da cidade onde você mora.

 

O fotógrafo com sua Fujifilm X-T20

 

Eu particularmente também acho muito difícil fotografar alguém na rua na cara dura, como se tivesse o maior direito de fazer isso. Ando pensando em fazer um artigo completo sobre o assunto, principalmente para quem quer fotografar em nossas conturbadas terras ou para quem vai para países “fotofóbicos”, mas por enquanto fique com os conselhos de Sean Tucker.

Seu vídeo tem 15:00 minutos de duração e pode ser uma boa inspiração para um trabalho de fim de semana em sua cidade. Que tal?

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.