Uma animação feita com placas de colódio
O que poderia inspirar um fotógrafo especializado em placas de colódio a fotografar por 4 horas para conseguir uma animação de 1 segundo? A epidemia do Coronavírus!
Pois é, Markus Hofstätter é conhecido por experimentar novas formas de utilizar a antiga técnica das placas de colódio. Ele usa essa técnica fotográfica para produzir trabalhos de expressão contemporânea.
Como não há nada mais contemporâneo do que a pandemia de COVID-19, ele resolveu que precisava exercitar sua criatividade sobre esse assunto.
Ele produziu uma “micro” animação fotografando a si mesmo como se estivesse jogando um “vírus” meio cadavérico de uma mão para a outra. Bem, essa foi a melhor descrição que eu consegui fazer, hehehe.
Na realidade o mais interessante desse trabalho é o processo utilizado. E para podermos ver exatamente como a animação foi produzida Markus Hofstätter publicou um vídeo de 5:30 minutos em seu canal.
Hofstätter disse em entrevista ao site PetaPixel que todo o processo levou cerca de quatro horas, incluindo a preparação e envernizamento das placas. Segundo ele isso até foi algo rápido e aconteceu graças a algumas modificações que ele fez em seu estúdio.
No final ele utilizou 7 imagens para produzir um GIF animado de 1 segundo de duração. Sobre isso, adorei o comentário feito pelo próprio Petapixel. O site diz que ainda tem gente (animadores) que reclamam de câmeras digitais que “só” conseguem filmar, no mínimo, a 7 quadros por segundo. Segundo eles Hofstätter é muito mais exigente: 7 quadros por 4 horas!
De qualquer maneira tudo o que acontece no mundo pode servir de inspiração para fotógrafos antenados. Inspire-se também!