NotíciasSoftware

Canon lança compartilhamento na nuvem

O image.canon é um novo serviço online de gerenciamento e compartilhamento na nuvem de imagens fotográficas. Segundo a Canon, o serviço gratuito será iniciado em Abril e coloca suas fotos nos lugares onde elas precisam estar.

Como assim? A ideia é permitir que usuários de alguns equipamentos da Canon possam ter suas imagens transmitidas automaticamente para seus computadores, smartphones e até mesmo outros serviços de compartilhamento na nuvem, como o Google Drive.

Para quem se preocupa com a manutenção de seus arquivos fotográficos, essa é uma boa notícia!

compartilhamento na nuvem
O image.canon permite que você envie suas fotos diretamente da câmera para outros serviços

Usando o image.canon

Através do uso do Canon ID, um registro disponibilizado pela plataforma, sua câmera ou impressora Selphy serão identificadas. Depois de conectadas por WiFi tudo vai funcionar automaticamente, com o carregamento contínuo da câmera para a nuvem.

Todas as imagens suportadas pela Canon, como Jpg e RAW, serão enviadas e ficarão disponíveis por 30 dias nos servidores da Canon. Depois disso serão apagadas, mas serão mantidas “miniaturas” de até 2.048 pixels de largura. (o que aliás é bem grande para uma miniatura, hehehe).

Um aplicativo do tipo “downloader” baixa automaticamente as fotos da nuvem para seu computador. No início será disponibilizado também o encaminhamento automático para o Google Drive e para o Flickr. Mas já há a promessa de compatibilização com o Google Fotos e com o Adobe Creative Cloud para Junho de 2020.

compartilhamento na nuvem
recursos do image.canon

Mais alguns detalhes

O serviço não tem limite de armazenamento durante os 30 dias de manutenção das imagens, mas você poderá armazene até 10 GB de imagens e vídeos por um prazo de 1 ano.

E para terminar, as imagens de resolução reduzida produzidas automaticamente pelo image.canon podem ser compartilhadas por aplicativos, redes sociais ou até mesmo impressos numa impressora Selphie portátil.

PowerShot G7 X Mark III deve ser compatível com o image.cloud

O que não foi divulgado é a lista de câmeras e impressoras da Canon compatíveis com o novo sistema. Mas uma informação dada no FAQ do site image.canon dá uma pista: a câmera PowerShot G7 X Mark III, que é compatível com transmissão para o Youtube Live, pode ser configurada para o image.canon. A câmera foi lançada no final do ano passado e conta com conexão WiFi e Bluetooth. Talvez outras câmeras mais recentes, com conexão constante WiFi e Bluetooth, como a DSLR Canon 90D, tenham essa opção.

Bom, em breve vamos saber como vai funcionar esse novo compartilhamento na nuvem da Canon. Se você quiser saber mais visite o site do image.canon, que já está disponível em português.

Deixe uma resposta