Canon EOS-1D X Mark III é a DSLR do futuro
Pois é, a Canon acaba de atualizar sua linha profissional de câmeras DSLR anunciando a EOS-1D X Mark III. A nova câmera vem com um novo sensor, com Auto Foco Dual Pixel e vídeo em 5.5K. Quer mais ou já está bom para você?
Essa linha de câmeras da Canon é muito utilizada por fotógrafos profissionais da área de esportes. Talvez seja por isso que a nova EOS-1D X Mark III tenha sido lançada agora, alguns meses antes dos Jogos Olímpicos que vão acontecer em Tóquio.
Bem, é verdade que a anterior Mark II, lançada em 2016, já corria o risco de ficar ultrapassada. E todo mundo se perguntava o que a Canon iria fazer…
De qualquer maneira, como no caso da Nikon D780, o novo sensor da Canon presente nesse novo lançamento não avança na questão da resolução. A EOS-1D X Mark III continua com um sensor de 20 Megapixels, mas agora o filtro Low-Pass tem a tecnologia “high-detail”. Isso deve significar que as imagens ficariam mais nítidas. É interessante que a Canon, depois de tantos anos, tenha utilizado uma abordagem de melhora do filtro do sensor, como fez a Fujifilm há muitos anos.
Além disso uma novidade é que o novo processador Digic X aumenta em três vezes a velocidade de processamento de imagem da EOS-1D X Mark III em relação a sua antecessora. Mas o mais interessante é que, segundo a Canon, o novo Auto Foco Dual Pixel aumenta em 380 vezes a velocidade de focalização! Se a Mark II já era rápida, nem sei como avaliar uma coisa dessas…
Aliás, a EOS-1D X Mark III conta também com um processador Digic 8 auxiliar, que trabalha apenas para o Auto Foco e medição de luz feitas através do visor óptico. É um luxo, hehehe!
Mais sobre a EOS-1D X Mark III
A Canon resolveu impressionar o público consumidor profissional e não correr o risco de perder a fama que já adquiriu no mercado. Talvez seja por isso que a configuração da nova câmera seja tão avançada, incluindo:
- Sensor: Full Frame CMOS de 20.1 Megapixel com AF Dual Pixel embutido;
- Processador: Digic X;
- Processador auxiliar: Digic 8;
- Sensibilidade: ISO 100 a 102400 expansível para ISO 50 a 819200;
- Sistema AF através do visor: 191 pontos de foco com pixel quadrado, 155 pontos do tipo cruzado, detecção de rosto e cabeça, sensibilidade -4 EV;
- Sistema AF Live View: com cobertura horizontal de 90% a 100% com detecção de olhos, sensibilidade até -6 EV;
- Velocidade do obturador: máximo de 1/8000 segundos;
- Disparo máximo: de 16 Fps (quadros por segundo) utilizando o visor e 20 Fps em Live View com foco automático;
- Formato de Gravação: Raw, Jpg e HEIF de 10 bits;
- Mecanismo de espelho: com design para redução de vibrações e Black Out;
- Gravação de vídeo: Raw de 5,5K/60p em 12 bits, 4K/60p 4: 2: 2 H.265/HEVC de 10 bits;
- LCD traseiro: tipo fixo de 3.2″ polegadas e 2.100.000 pixels;
- Visor óptico: magnificação de 0,76 vezes e cobertura de 100% do sensor;
- Armazenamento: Dois slots para cartão CFExpress com buffer praticamente ilimitado;
- Conexão USB: 3.1 Gen 1 (5 GBit/segundo);
- Conectividade: Wi-Fi e Bluetooth;
- GPS: interno;
- Autonomia: bateria LP-E19 para 2850 fotos utilizando o visor óptico e 610 utilizando Live View;
- Vida útil do obturador: 500 mil fotos;
- Peso: 1440 gramas
- Dimensões: 158 x 168 x 83 mm
O que fazer com a nova câmera?
Como eu disse antes, essa é uma câmera para fotógrafos profissionais que precisam de velocidade, precisão e a certeza de que não vão perder aquele momento especial em um jogo de futebol, o bote de uma jararaca ou a passagem de um disco voador, hehehe.
É por isso que seu preço também só faz sentido para quem vê na 1D X Mark III um investimento de trabalho.
Seu preço deve ser inicialmente de estonteantes US$ 6.499,00 dólares, só o corpo da câmera. Se você acoplar nela uma das famosas objetivas da série L da Canon, é bom levar em conta a contratação de um bom seguro…
A câmera estará à venda no mercado internacional em meados de fevereiro. No Brasil sinceramente não sei se existe um mercado suficientemente amplo para justificar sua importação. Mas como a Canon está oficialmente instalada por aqui e apresenta em seu site o modelo Mark II, tudo é possível.
Se você quer ver um pouco mais da nova câmera veja o vídeo promocional que a Canon publicou em seu canal, e sonhe um pouco!
Pingback: O Coronavírus e o mercado fotográfico | Ricardo Hage
Pingback: Conheça a nova Canon EOS R5 | Ricardo Hage