Inspire-se

Você conhece a fotografia Ultravioleta?

Um vídeo muito interessante do canal DPReview explorando a fotografia em Ultravioleta está chamando a atenção. Segundo a Wikipedia, essa faixa de radiação eletromagnética tem um comprimento de onda menor que a da luz visível, mas maior que a dos raios X.

É por isso que o nome Ultravioleta é usado. O termo significa “mais alto que o violeta”, já que essa é a cor visível com comprimento de onda mais curto e maior frequência.

fotografia Ultravioleta
Chris Nichols (esq.) e Don Komarechka (dir.)

E eu, fotógrafo, com isso??? Bem, se você é fotógrafo você está acostumado a captar apenas as faixas de radiação eletromagnética visíveis pelo ser humano. Mas as câmeras podem enxergar muito mais…

É isso que os apresentadores Chris e Jordan aprendem com o misto de cientista e fotógrafo Don Komarechka. No vídeo de 12:00 minutos do canal é possível ter uma idéia de como utilizar luzes UV (Ultravioleta) para fotografar imagens surpreendentes.

fotografia Ultravioleta
Dois resultados das experiências com fotografia UV

O vídeo é dividido nos seguintes assuntos: Introdução a fotografia Ultravioleta, Iluminação UV, Minerais Fluorescentes, Técnicas para fotografia Macro em UV, comparação de filtros UV, técnicas de gotejamento UV na água, e conclusões.

Eles até se atrevem a dizer que se você tiver o equipamento certo é possível reproduzir as experiências em casa. Será?

Teste, e depois me avise. Boa sorte!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta