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4 Dicas para usar o Instagram profissionalmente

Eu tenho a impressão que uma boa parte dos fotógrafos profissionais, além de outras profissões, tenta usar o Instagram como uma plataforma para conseguir clientes. Será que funciona?

Bem, é claro que isso acontece porquê o Instagram é basicamente uma rede social fotográfica. Até ai tudo bem…

Mas será que você está usando o Instagram de maneira eficiente e racional?

Uma matéria do fotógrafo inglês Scott Choucino para o site Fstoppers mostra 4 dicas para melhorar a possibilidade de você conseguir mais trabalho através do Instagram.

Achei interessante e resolvi comentar uma pouco essas dicas dentro de nossa realidade.

Instagram
Faça um planejamento antes de usar o Instagram

Se este é seu foco no Instagram, dê uma boa pensada nessas dicas. Elas podem mudar a sua vida, hehehe!

Conheça seus seguidores do Instagram

A questão aqui não tem a ver com quantos seguidores você tem. O problema é saber se o seu público está envolvido com a sua mensagem e se eles têm uma razão para segui-lo!

Segundo o fotógrafo Choucino, ele tem tem dois tipos de seguidores. Um dos grupos é o de fotógrafos. Como ele dá aulas sobre o assunto é por isso que ele sempre insere dicas sobre como iluminar cenas, por exemplo. Também procura dar algumas dicas que provavelmente não são encontradas facilmente na internet.

Ainda segundo ele, sua outra audiência é composta por agências fotográficas. Este é o público para quem ele mostra o seu real trabalho fotográfico, o resultado de suas fotos.

Outra coisa interessante é que o número de “likes” e “follows” é irrelevante para o seu trabalho, mas saber quem “gosta” e quem “segue” é muito importante.

Instagram
Use o Instagram para mostrar seu trabalho e conseguir mais clientes

Minha opinião: analisar seu público e até montar uma “seleção” de seguidores, digamos assim, dá trabalho mas vale a pena. No entanto é bom lembrar que profissionais de marketing fazem isso, e o trabalho custa caro. Pense nisso…

Ser consistente no Instagram

O importante aqui parece ser postar uma imagem pelo menos uma vez por dia! Sim, segundo Choucino a maioria dos fotógrafos são contratados para um trabalho às pressas, no último minuto.

Dessa forma estar sempre aparecendo nos “feeds” das pessoas interessadas em seu trabalho é importante. Apesar de ser desaconselhável (e mesmo proibido para quem está guiando) a maioria das pessoas checa seus smartphones no caminho para o trabalho, no almoço e novamente ao voltar para casa. Então use esses horários para divulgar seu trabalho.

Instagram

Minha opinião: trate o Instagram como parte de sua rotina diária. Uma vez por dia já resolve. Mas tome cuidado com o que posta. Acho bom até mesmo você fazer um roteiro de temas para a semana. Assim se você não tiver uma ideia boa ou não der de cara com uma situação “fotográfica” legal em um determinado dia, você não vai ficar perdido.

Apareça em suas fotos

Eu detestei essa dica, hehehe! Segundo Choucino, certifique-se de que você seja sempre parte de suas imagens e vídeos, pois você é parte de sua marca!

Ainda segundo ele, “Lembre-se, as pessoas compram de pessoas, não de marcas. Certifique-se de que as pessoas conhecem e sabem quem você é”.

Minha opinião: pessoas exibidas fazem mais sucesso, hehehe. Eu mesmo morro de vergonha, e nunca apareço em minhas fotos ou vídeos. É por isso que ninguém me conhece, mas se você está lendo este artigo já estou feliz, mesmo sendo um anônimo.

Envolva-se com sua comunidade

Mídias sociais não foram feitas para ficarmos sentados simplesmente esperando pelos “likes” que merecemos, hehehe.

Segundo o fotógrafo, você precisa estar envolvido com o seu público e com as pessoas com as quais você quer trabalhar. E esse engajamento precisa ser significativo!

Ficar simplesmente dando “likes” nas mensagens e enviar comentários genéricos não vai funcionar…

Minha opinião: o princípio aqui é o mesmo do “networking”. É claro que quanto mais pessoas lembrarem que você está engajado em um trabalho, mas trabalho vai aparecer. É a velha história do grupo de apoio. Mas é bom notar que você precisa ser lembrado por coisas que tenham sentido, e não por opiniões negativas. Cair em desgraça é muito fácil nas mídias sociais, hehehe.

E eu com isso

Eu confesso que o Instagram me cansa… De certa maneira é mais fácil de usar do que um desses “Facebooks” ou “Twitteres” da vida, pois o “Insta” é mais visual do que textual.

Em tempos com tanto analfabetismo funcional (se você entendeu o termo, você não é analfabeto funcional!) a imagem vale mais do que mil palavras: vale um milhão, hehehe.

Instagram
É rede social demais para o meu gosto…

Eu conheço muita gente que usa o Instagram para conseguir clientes. No entanto a maior parte não é de fotógrafos, e sim gente envolvida com Moda, Cabeleireiros e até Odontologistas, pode?

Como no Brasil nós não temos grandes agências fotográficas atuantes, nem um mercado sustentável de arte fotográfica, fica um pouco difícil entender o público de Scott Choucino no Instagram.

Mesmo assim, com as nossas particularidades de mercado, deve haver um jeito de usar essa ferramenta para conseguir clientes. Deu certo para você?

Então comente aqui na página que eu estou doido para saber…

E se você prefere ter uma presença própria na internet, leia a matéria que fiz sobre como fazer um site para fotógrafos.

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