Inspire-se

Como a Fujifilm GFX 100 foi criada

A câmera de medio formato Fujifilm GFX 100 acabou de ser anunciada e já criou grandes expectativas no mercado.

Essa câmera de 102 Megapixels não foi feita para amadores mas acabou se tornando o sonho de todo o tipo de fotógrafo. Até mesmo fotógrafos entusiastas não-profissionais, aquele tipo rico e apaixonado por câmeras, andam sonhando com a Fujifilm GFX 100.

Bom, eu tenho meus pés rentes ao chão, e sinceramente acho a câmera muito pesada. Mas tem uma coisa que não posso negar: como foi que a Fujifilm teve a ideia (e a coragem, hehehe) de desenvolver a Fujifilm GFX 100?

Fujifilm GFX 100
Still do documentário sobre a Fujifilm GFX 100 feita pelo canal Cinema5D

Documentando a Fujifilm GFX 100

Bem, o canal cinema5D acabou de divulgar um documentário sobre o processo de desenvolvimento da câmera. O cineasta Johnie Behiri viajou várias vezes ao Japão durante 8 meses para acompanhar o desenvolvimento da Fujifilm GFX 100.

O resultado foi dividido em dois vídeos. O primeiro, com duração de 17:00 minutos, mostra o processo do design da câmera acompanhado de entrevistas com os principais responsáveis pelo projeto.

Fujifilm GFX 100
Still do vídeo com entrevistas de funcionários envolvidos no projeto

Um outro vídeo de 12 minutos mostra a fábrica da Fujifilm onde a câmera é produzida e os preparativos que foram feitos para o lançamento.

E eu com isso…

Eu achei a ideia do documentário muito interessante porquê é difícil ter esse tipo de informação divulgado por aí. Normalmente essas histórias são tratadas como segredo industrial e a gente fica sem ter a mínima ideia de como a coisa funciona.

Fujifilm GFX 100
Ainda é mais fácil pensar no papel!!!

Além do mais é muito interessante ver como, de um desenho feito à mão, a câmera chega à fase de testes. Nunca imaginei que ainda usassem papel num projeto desses, hehehe!

Veja o vídeo e quem sabe você se inspira para entrar no negócio de fabricação de câmeras. Sucesso na carreira…

Obs.: Os vídeos estão em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta