Leica lança versão da M10-P para cineastas
A Leica sabe que hoje em dia a fotografia digital e o cinema se confundem. Talvez seja por isso que a empresa Alemã está lançando uma versão de sua Leica M10-P com algumas novidades voltadas para quem gosta de produzir filmes.
Na realidade a nova M10-P ASC 100 Edition foi lançada para comemorar os 100 anos da Sociedade Americana de Cineastas (minha tradução). A ASC foi fundada em 8 de janeiro de 1919.
Segundo a empresa, a Leica M10-P ASC 100 Edition vem em um kit com a lente Summicron-M 35 f/2 ASPH e tem dois modos de software com aparência de cinema que foram desenvolvidos em colaboração com “alguns dos mais influentes cineastas do mundo e membros do ASC (The American Society of Cinematographers)”.
O modo ASC Cine Classic simula a aparência analógica de um filme de 35 mm, enquanto o modo ASC Contemporary cria um visual de filme digital contemporâneo.
A câmera vem também com um visor eletrônico (EVF) Visoflex e um adaptador Leica M-PL-Mount que permite o uso do equipamento com a maioria das lentes de montagem PL para cinema.
A nova Leica M10-P ASC 100 Edition permite que os usuários selecionem diferentes proporções de imagem (aspect ratio ou relação de aspecto) usadas no cinema e que ficam visíveis como um quadro no modo Live View da tela traseira.
Uma Leica elegante
O design da câmera também tem alguns detalhes que a diferenciam fisicamente da M10-P convencional. Os detalhes ficam por conta de um logotipo da ASC, um acabamento de superfície parecido com a da câmera Leica SL e acabamento dourado da lente, que lembra o look da “Ur-Leica”, um protótipo de câmera 35 milímetros projetada por Oskar Barnack entre 1913 e 1914.
A câmera estará disponível apenas no segundo semestre de 2019 e ainda não tem preço disponível. Mas não se enganem, a câmera será provavelmente um produto exclusivo, de luxo mesmo.
Mas não custa sonhar, hehehe…