Tutoriais

Dicas rápidas: disparador remoto

Tradicionalmente um disparador remoto era um acessório constituído de um cabo e um botão que, aparafusado ao botão do disparador da câmera, o movia à distância.

Substituido primeiro por disparadores eletrônicos por fio e depois por controles remotos por infravermelho (como os controles das TVs), atualmente é comum que câmeras possam ser controladas à distancia por WiFi e Bluetooth.

disparador remoto

Utilizando aplicativos em PC e smartphones é possível assim controlar não só o disparo como também, dependendo do modelo da câmera, todas as outras configurações do equipamento à distância.

O uso de disparadores remotos é fundamental em fotografias de longa exposição, onde o tremor causado pelo dedo do fotógrafo no disparador pode ser registrado na foto, gerando distorções.

Outro uso comum é na fotografia em time lapse, sendo que o disparador remoto pode ser programado para disparar em determinados intervalos de tempo. Apesar de algumas câmeras já conterem a função de timer internamente, os disparadores remotos ainda são preferidos nesse tipo de trabalho.

Deixe uma resposta