Tutoriais

Fotografando balé conectado com o computador

Fotografar conectado com o computador tem seus prós e contras mas muitos fotógrafos encontram nisso uma forma de conseguir imagens de melhor qualidade.

Em inglês o termo utilizado é “Shooting Tethered”, algo como “fotografar amarrado por uma corrente”, em português. O termo foi inventado há muito tempo, quando se utilizavam disparadores de câmera mecânicos, por cabo.

conectado com o computador
Foto obtida pelo fotógrafo francês Haze com a câmera acoplada diretamente ao computador

Foi por isso que achei interessante um vídeo do canal Hk Visuals que discute esse processo de se fotografar conectado com o computador usando o balé e a dança como pano de fundo.

Conectado com o computador

No vídeo as possibilidades desse processo são discutidas com as novas tecnologias. Atualmente você pode conectar sua câmera ao computador enquanto está fotografando ou filmando por fio ou sem fio. Isso permite transferir instantaneamente os arquivos no momento em que as imagens são captadas. Tempo é poupado, reduzindo o incômodo de transferir as imagens dos cartões de memória para poder edita-las. É possível também definir uma configuração de processamento de imagens RAW aplicadas automaticamente a todas às fotos à medida que são captadas, acelerando o processo e facilitando o trabalho.

conectado com o computador
Still do vídeo explicando o processo de Tethering

Ah, e você pode também compor e configurar as fotos diretamente na tela maior do computador, tablet ou mesmo smartphone. Fica mais fácil verificar a precisão de coisas como iluminação e foco.

O vídeo tem apenas 10:49, sendo que os primeiros 4:00 minutos são uma explanação sobre o processo feita pelo fotógrafo Frances Haze. Ele fala inglês perfeitamente e tem um artigo com as fotos finais e muitas dicas que pode ser lido aqui, em seu blog.

E se você gosta de balé, veja outros artigos que publiquei sobre o assunto.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta