Tutoriais

Tonalização de cores no Photoshop

O termo Color Grading ou Tonalização traduzido ao pé da letra significa Gradação de Cores. Em fotografia esse termo significa o processo de trabalhar uma imagem na pós-produção atuando no equilíbrio de cores e aparência geral dos tons.

Simplificando muito, Color Grading é o processo de “tingir” sua imagem com os melhores tons.

tonalização
Still do vídeo do canal PiXimperfect com tutorial de tonalização no Photoshop

Em nosso país o mais comum é que os fotógrafos mantenham o equilíbrio de cores original para uma sensação realista da imagem. No entanto, no exterior, é muito comum a transformação da aparência geral da imagem em algo meio “gráfico”.

Foi por isso que um tutorial do indiano Unmesh Dinda me chamou a atenção. Ele ensina uma maneira fácil e quase automatizada de se fazer as escolhas de cores no Photoshop.

tonalização
Exemplo finalizado apresentado no tutorial de Unmesh Dinda

O processo envolve o uso de curvas e “conta gotas” (color pickers) para definir os tons das Altas luzes (highlights), sombras e meio-tons em qualquer parte da imagem que você desejar.

O tutorial é rápido (4 minutos), fácil de seguir e em alguns minutos você mesmo estará usando o Photoshop para criar imagens com algo a mais.

Aproveite e saia um pouco da cor real de uma cena. As vezes esse tipo de cor mais “jornalística” é meio monótona…

Agora, se você gosta de cores mais realistas mesmo em imagens compostas no Photoshop, veja o artigo que publiquei anteriormente aqui no blog.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta