Desfoque de fundo é bobagem?
Resolvi continuar a falar do desfoque de fundo de uma fotografia por dois motivos. Em primeiro lugar, depois de um recente artigo sobre o desfoque nas câmeras Mirrorless, descobri que há muito interesse sobre o tema.
Em segundo lugar descobri que pouca gente já ouviu falar do termo “Bokeh”, sinônimo de desfoque de fundo em fotografias.
Eu pensava que Bokeh era uma palavra francesa (por quê é chique, hehehe), mas na realidade ela vem do japonês e tem o mesmo sentido que utilizamos na fotografia.
É engraçado como os fotógrafos dão importância para essa qualidade que algumas lentes mais abertas (e até mesmo algumas não tanto) produzem ao desfocar tudo aquilo que não estiver no “foco” do fotógrafo.
Descobrindo o Desfoque de fundo
Eu mesmo confesso que a primeira vez que consegui um belo desfoque de fundo em uma foto, quando ainda era criança, quase tive um treco, hehehe.
Bem, hoje em dia vemos até mesmo os fabricantes de smartphones tentando produzir esse efeito em seu equipamentos, para o público comum.
É por isso que achei muito interessante um vídeo publicado pelo canal do casal Denae and Andrew sobre o assunto.
Nele o fotógrafo Andrew diz claramente que o “Bokeh” é supervalorizado, e faz alguns testes pouco científicos, como ele mesmo diz.
Segundo Andrew, “Quando eu leio ou assisto resenhas de lentes feitas por pessoas na comunidade fotográfica, muitas vezes parece que uma das qualidades mais importantes para elas é a de como a lente produz bokeh. Isso muitas vezes me faz pensar que nos esquecemos que o bokeh é apenas um plano de fundo. Esta “fixação” é saudável? Ou melhor ainda, quanto isso importa para uma pessoa comum que nunca ouviu o termo “bokeh”?”
A pesquisa, digamos assim…
No texto em seu canal o fotógrafo continua explicando sua metodologia: “Para descobrir a resposta, decidi fazer um pouco de pesquisa. Eu tirei um monte de fotos em diferentes circunstâncias com assuntos diferentes e com diferentes aberturas, mas nas mesmas distâncias. Em seguida, criei uma pesquisa que apresentava pares dessas fotos, uma bem aberta e outra com aberturas cada vez maiores. Para garantir que os participantes não começassem a fixar em suas mentes a principal diferença entre essas imagens (a profundidade de campo), também preenchi a pesquisa com outros pares de fotos semelhantes, de modo que as diferenças pareceriam mais aleatórias. Para cada par de fotos, perguntei aos participantes qual dos dois era melhor e por quê. Eu não qualifiquei o que “melhor” significava. Eu deixei isso completamente em aberto”.
Pois é, se isso não é científico eu não sei de mais nada, hehehe…
As descobertas da pesquisa de Andrew podem ser vistas em seu vídeo, que tem apenas 11:30 minutos para tantas questões.
Quem sabe assim você não só aprende o que é o desfoque de fundo como também desmistifica a palavra “bokeh”? Vá em frente!
Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.
Pingback: Lentes Canon vão ter suavização de desfoque | Ricardo Hage