Tutoriais

O obturador eletrônico e o seu Bokeh!

O título desse artigo pode parecer grego, mas tem gente falando mal do obturador eletrônico das câmeras Mirrorless.

O que acontece é que muita gente tem comprado lentes com abertura superior a f/1.4 para esse tipo de câmera, mas não tem conseguido resultados bons no desfoque de fundo das fotos, o chamado “bokeh”.

O tal do efeito “bokeh” realmente deixa qualquer retrato com aquela cara de fotografia profissional, uma coisa meio glamourosa enquadrada por um fundo desfocado.

obturador eletrônico
Ligando e desligando a cortina frontal do obturador de uma câmera Sony

Quanto mais abertura do diafragma a lente tiver melhor para o efeito, mas é bom lembrar que lentes assim são caras, ainda mais se forem para as câmera Mirrorless.

Foi pensando nisso que o fotógrafo Manny Ortiz resolveu fazer uma experiência para saber se esse problema com o obturador eletrônico era verdade.

Testando o Obturador eletrônico

Para sua surpresa ele descobriu que tanto em câmeras da Sony quanto em câmeras da Fujifilm o “defeito acontecia”. As fotos obtidas com o obturador eletrônico em velocidades acima de 1/8000 de segundo e lentes f/1.4 ficavam com um desfoque mais “sem graça” em relação a mesma imagem tirada apenas com o obturador mecânico convencional.

Além disso ele percebeu nítidas diferenças no histograma da imagem, ou seja, na iluminação e no equilíbrio de cores.

obturador eletrônico
Imagem de referência obtida com obturador mecânico
obturador eletrônico
A mesma imagem obtida com obturador eletrônico para mostrar a qualidade do desfoque.

É bom lembrar que as câmeras Mirrorless tem como vantagem ter os dois tipos de obturador. Dependendo da marca e modelo do equipamento fotográfico, geralmente o obturador mecânico é acionado em velocidades menores e o eletrônico é usado em velocidades maiores. Uma vantagem do sistema eletrônico aparece também quando é necessário fotografar sem aquele ruído típico de uma câmera fotográfica.

Esse é o chamado “Silent Mode”, que dependendo do tipo de fotografia que você vai fazer pode ser necessário, como em situações religiosas.

Enfim, voltando ao teste de Manny Ortiz, ele diz que se você não fotografa em velocidades superiores as testadas por ele, não há problema. Mas se você tem necessidade disso, caso de retratos em movimento com desfoque mesmo sob forte luz por exemplo, é bom pensar no caso.

Se você é do tipo “pixel peeper”, aqueles fotógrafos obstinados (e chatos, hehehe) que avaliam cada pixel de uma imagem, veja o vídeo do teste de apenas 4:30 minutos e avalie por si mesmo.

Eu por mim prefiro achar que estou precisando de um oftalmologista!!!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “O obturador eletrônico e o seu Bokeh!

Deixe uma resposta