Inspire-seNotícias

Sonda InSight Lander envia fotos de Marte

A sonda InSight Lander enviada para Marte pela NASA acaba de pousar e mandar as primeiras fotos do Planeta Vermelho.

A primeira foto mostra um pouco da sonda e da paisagem ao fundo mas ainda vai levar tempo para saber do que as câmeras da InSight Lander são capazes e eu fiquei muito curioso. Afinal, como são as câmeras embarcadas nesse veículo espacial?

Segundo a NASA a InSight possui duas câmeras especiais que funcionam complementarmente e que ajudam na navegação e na prevenção de perigos. Uma das câmeras está montada em um braço automatizado e a outra está instalada na frente da sonda.

Foto do horizonte marciano obtida pela InSight Lander

As câmeras da InSight Lander

A câmera instalada no braço articulado é chamada de Instrument Deployment Camera (IDC). É semelhante às câmaras de navegação do tipo Navcam que foram instaladas à bordo dos “rovers” Opportunity e Curiosity.

A IDC possui captação de imagens coloridas, um campo de visão de 45 graus e pode mostrar uma visão panorâmica do terreno em torno do local de pouso. Esta câmera irá visualizar o espaço de trabalho da sonda detalhadamente. Será assim que a equipe de controle fará a seleção dos melhores pontos para colocar os instrumentos de pesquisa levados para Marte.

A câmera também vai fazer a captação de imagens coloridas dos instrumentos instalados no deck do InSight Lander, como o sismógrafo e a sonda de fluxo de calor, e proporcionará uma visão tridimensional da região ao redor da nave.

Os cientistas da NASA poderão também apontar a câmera em qualquer direção por controle remoto.

A outra câmera da InSight Lander é chamada de Instrument Context Camera (ICC). Ela é montada logo abaixo do “convés”, na borda da sonda voltada para o espaço de trabalho que é a área em volta da sonda ao alcance do braço automatizado. O ICC proporciona um campo de visão de 120 graus do tipo “fisheye” (olho de peixe).

InSight Lander
Câmera da sonda sa NASA sendo testada antes do lançamento

A tecnologia do sensor

Ambas as câmeras usam um sensor do tipo CCD (charge-coupled device) de formato quadrado com resolução de 1.024 x 1.024 pixels. Na realidade o sensor tem apenas o que se convencionou chamar de 1 Megapixel e a escolha do tipo do sensor (CCD) se deve ao fato de que essa tecnologia é muito menos afeita a interferências do que a mais atual CMOS.

As imagens também, segundo um outro artigo técnico publicado pela NASA, são obtidas em RAW e processadas internamente na sonda antes de serem enviadas para a Terra.

Os arquivos de 1 Megapixel também exigem menos capacidade de processamento e largura de banda para serem transmitidas de Marte até nosso planeta.

Não achei nenhuma informação sobre a lente de trabalho nem sobre o conjunto óptico instalado na Insight Lander, mas essa talvez seja uma informação sensível, sei lá.

Esperanças

Sempre que vejo as especificações dessas câmeras digitais utilizadas nos programas espaciais atuais fico decepcionado por não carregarem equipamentos de alta resolução de fotografia e vídeo. Imaginem um vídeo em 8K da superfície de Marte!!!

Logo depois acabo lembrando que essas câmeras não são voltadas para produzir imagens artísticas e impactantes mas sim para um trabalho técnico e científico. Coisas como a relação custo x benefício x peso são importantíssimos nesse tipo de empreendimento, então o negócio é esperar pela tecnologia chegar ao nível da “Enterprise”, hehehe.

Por enquanto fique só na campo da ficção científica e aproveite as imagens que os cientistas tem a nos oferecer, que já está bom demais.

Deixe uma resposta