Inspire-se

Um grafiteiro que pinta em negativo

Você já imaginou ver um grafite que precisa ser revelado para ser apreciado? Bom, isso existe e quem está produzindo pinturas urbanas em negativo é um artista Colombiano chamado Sepc.

O trabalho do artista chamou a atenção do site Petapixel.com por causa de um grafite que retrata uma mulher fotografando com uma câmera Polaroid. Qualquer fotógrafo acostumado com a fotografia analógica percebe que a pintura está em negativo, mas a surpresa é que ao fotografarmos a pintura e invertermos as cores elas ficam absolutamente naturais!

negativo
Negativo (esq.) e Positivo (dir) do Grafite de Spec com a moça usando uma Polaroid

Sepc mora em Manizales, uma cidade de 400 mil habitantes a cerca de 150 Km de Bogotá, capital da Colombia.

Na entrevista ao site Petapixel o artista diz que suas pinturas urbanas vieram de um desafio técnico. “Acho que no mundo da arte urbana, não basta ser bom”, diz ele. “Eu estou constantemente me reinventando e a curiosidade de explorar e descobrir novas ideias é algo em que eu foco meu trabalho.”

Pintando em negativo

Como a maioria dos grafiteiros, Sepc cria o mural fazendo um esboço e usando a tinta acrílica para fazer a camada de fundo com os volumes e as cores principais. Ele então adiciona detalhes usando tinta spray.

negativo

A inversão das cores não é algo tão difícil assim. Segundo ele “Cada cor tem um tom adjacente ou complementar que é a cor inversa da outra. (Com isso) Eu quero que o espectador capture uma foto e “revele” a imagem criando assim outro tipo de experiência com arte urbana.”

Digamos que é uma maneira de forçar o observador a interagir e discutir o que ele está vendo na rua. No mínimo você tem que aprender a usar o efeito de inversão em seu smartphone. Uma boa parte dos aplicativos de câmera, mesmo os mais simples, tem o efeito de negativo que pode ser aplicado sobre os grafites de Sepc.

Se você se interessou conheça mais do trabalho do artista através do seu Instragram.

Deixe uma resposta