Tutoriais

10 dicas poderosas para usar o Adobe Lightroom

No Brasil, nove entre dez fotógrafos profissionais usam o Adobe Lightroom como software de pós-produção. Para quem tem a minha idade é mais ou menos como era com o sabonete “Lux de Luxo”, usado por nove entre dez estrelas de cinema, hehehe.

E se você não sabe o que é o Adobe Lightroom veja o artigo que publiquei anteriormente sobre o assunto.

É verdade que eu mesmo não uso o Lightroom porquê sou muito estranho (!!!), mas sei da importância que ele tem no mercado. Foi por isso que um vídeo publicado por Ed Gregory no seu canal Photos In Color me chamou a atenção.

Em um tutorial de 20:46 minutos ele apresenta 10 dicas “poderosas” para usar o Adobe Lightroom de maneira mais rápida e funcional.

Adobe Lightroom
Ed Gregory apresentando suas 10 dicas em vídeo

E tem mais, ele mesmo fez um resumo das dicas para quem não quiser ver o vídeo. Que tal conhecer as dicas?

Dicas para o Adobe Lightroom

  1. Usar a tonalização automática: o slider de tonalização automática é, segundo Gregory, sempre um bom começo. Se você não gostar do resultado das cores basta dar um reset e procurar manualmente o melhor equilíbrio de cores;
  2. Usar a ferramenta de ângulo: com ela você pode desenhar uma linha ao longo do horizonte ou de qualquer direção reta de algum objeto para que sua imagem seja alinhada horizontalmente ou verticalmente. É mais fácil do que ficar girando toda a imagem para alinhar essas direções, coisa que aliás eu vivo fazendo, hehehe;
  3. Sobreposição de cortes: você pode estar acostumado a fazer cortes (crop) usando uma grade simples como guia, mas existe um outro jeito. Você pode mudar várias sobreposições de corte usando a tecla “o” e assim escolher a melhor posição. Pressionando “shift + o” e as sobreposições podem ser giradas. Mesmo assim acho confuso…
  4. Adicionar foco com o pincel radial: Use a ferramenta pincel radial mudando o slider de nitidez (sharpness) para -100, borrando assim a foto. Então pinte “fora” (exclua da seleção) aquilo que você quer manter nítido, como os olhos de um retrato por exemplo. Para ampliar a nitidez aplique o efeito mais uma vez. Tem lógica…
  5. Redefinir apenas um atributo: clique duas vezes por sobre qualquer um dos “sliders” de controle de imagem para redefini-lo para “0”, ou seja, dê um “reset” apenas naquela alteração;
  6. Antes e depois teclando “\”: alguns teclados (como o meu) não tem uma posição direta para a tecla de barra invertida mas basta dar uma “teclada” nela para que o Lightroom mostre uma visualização da imagem tratada sem edição. Para voltar, tecle novamente. Nessa função não há alteração daquilo que você editou, é só uma visualização mesmo.
  7. Use a luminância: a ferramenta trabalha o brilho e a reflexividade da iluminação em apenas uma determinada faixa de cor. É uma ferramenta muito boa para corrigir tons de pele ou os verdes de uma vegetação sem afetar outros elementos da imagem;
  8. Desenhar linhas retas: essa ferramenta está presente apenas na versão Classic do Lightroom. Basta segurar “shift” enquanto você desenhar usando qualquer das ferramentas de ajuste. Basta dar outro clique e a linha ficará fixa. Clicando e segurando o mouse é possível juntar pontos e criar desenhos mais complexos;
  9. Use cópias virtuais da mesma imagem: a função permite criar várias cópias da mesma imagem sem duplicá-la no disco rígido. Isso significa mais variações de ajuste par escolher sem desperdiçar espaço no computador. É uma ótima ferramenta para quem precisa entregar várias edições da mesma imagem para um cliente;
  10. Use as Luzes desligadas: essa função faz com que todo o entorno da interface do Lightroom fique escuro, deixando a vista apenas suas imagens. Para isso basta teclar “L”. É muito bom para se concentrar por um momento apenas na sua edição e ter certeza do que você está fazendo. Para voltar ao normal tecle “L” novamente.
Adobe Lightroom
Still do vídeo com tutorial

Do ponto de vista de alguém que trabalha com edição de imagens essas podem ser dicas importantes. Se você não entendeu muito bem as dicas veja o vídeo de Ed Gregory, pois ele dá uma bela explicação sobre elas com exemplos práticos.

E eu, por aqui, continuo com as minhas edições básicas no Photoshop mesmo, hehehe.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta