Sony diz que não se importa com a concorrência
A Sony, que domina o mercado de câmeras Mirrorless com sensor Fullframe, declarou em entrevista que para ela o que importa é o consumidor e não a concorrência.
Essa declaração vem acompanhada das notícias sobre a “Guerra das Mirrorless”, o movimento de entrada de vários fabricantes tradicionais como Canon, Nikon, Leica, Panasonic e Leica (esqueci alguém?) nesse mercado bastante promissor.
A entrevista foi dada por Kenji Tanaka ao site Dpreview.com durante a recente feira Photokina 2018. Tanaka é Vice Presidente e Gerente Geral da Unidade de Vendas da Sony, então acho melhor considerar suas opiniões como sendo a fala oficial da empresa.
Para facilitar vamos resumir um pouco os assuntos.
Sobre seus consumidores
Tanaka diz que a empresa foca em todo o tipo de público consumidor na área de fotografia e que a Sony tenta lançar produtos inovadores para cada grupo diferente. Esse é o caso de câmeras específicas para fotógrafos de esportes, por exemplo.
Disse também que a empresa não pretende atrair os consumidores de câmeras DSLR para o mercado de câmeras “sem espelho” como a concorrência, mas sim atrair novos consumidores para essa tecnologia emergente. Aliás, diz claramente que “eu não me importo com a concorrência, me importo com o consumidor”
É por isso que a Sony não parece interessada no mercado de câmeras com sensores maiores que o Fullframe, caso do médio formato, pois o consumidor parece não estar prestando muita atenção nesse assunto ainda. Segundo Tanaka o consumidor Sony está mais interessado em lentes mais leves e de alta qualidade, coisa que a empresa está tentando desenvolver. Esse é caso da objetiva Sony 24mm F1.4 G Master.
Um detalhe interessante é que Tanaka diz que uma boa parte dos consumidores de câmeras com sensor menor (APS-C) da Sony compra lentes feitas para as câmeras com sensores maiores (Fullframe) da marca. Realmente é possível utiliza-las com algumas limitações, mas isso aprece não intimidar o consumidor.
Tanaka diz em sua entrevista que para acessar novos consumidores será necessário criar faixas de preço menores para seus produto. No entanto declara que o consumidor atual aceitou bem os preços e de que uma mudança só ocorrerá no futuro.
Sobre a tecnologia Sony
Segundo Tanaka é a tecnologia que coloca a Sony a frente da concorrência. “Veja o caso da Sony Alpha 9, cujo sensor CMOS é um bom exemplo de um produto único e inovador. Esse tipo de coisa nos dá força em comparação com os nossos concorrentes”, diz ele.
Uma notícia interessante para usuários de câmeras Sony com sensor APS-C é que esse mercado não está sendo abandonado. A Sony diz que esse é um grande mercado e que continua sendo seu alvo devido a mobilidade e facilidade de uso que permite. Tanaka diz que a Sony está desenvolvendo novas câmeras com sensor APS-C, mas não deixa claro se serão sucessoras da Sony Nex 7. Apesar disso diz que acredita em câmeras APS-C para uso de fotógrafos comerciais.
Sobre a montagem Sony-E de lentes, ele é enfático em dizer que continuará sendo a mesma para câmeras Fullframe e APS-C. Lançamentos futuros de lentes continuarão focando nessa compatibilidade.
Uma crítica à Sony tem sido o fato de que suas câmeras continuam usando o tradicional formato SD de cartões de memória. Segundo Tanaka “O desempenho do cartão de memória está relacionado à velocidade de processamento da imagem. Neste momento, a velocidade de processamento é mais lenta do que o padrão SD UHS-II, portanto usar o padrão SD é suficiente. Mas no futuro (sabemos que) para qualquer câmera com vídeo de 8K/30p o padrão SD não será suficiente”. Além disso a Sony continuará valorizando o design de câmeras com capacidade de usar dois cartões de memória ao mesmo tempo.
Enquanto isso a categoria de vídeos em 4K continua sendo importante para a empresa. A câmera Sony A7S II é um sucesso nessa área e segundo Tanaka a empresa já está planejando um equipamento sucessor e que deverá contar com vídeo em 4K/60p, 4:2:2 10-bit, maior duração de bateria e Auto Foco melhorado. A câmera deverá continuar a ser um modelo híbrido, ou seja, voltado tanto para vídeo quanto para fotografia.
Uma revelação interessante feita por Tanaka é o interesse que a Sony tem em desenvolver sistemas de Inteligência Artificial em suas câmeras. Segundo ele: “Câmeras devem apoiar os criadores. Concentrar-se no próprio olhar ou focar em outras formas é uma ação muito complexa. Fotógrafos só desejam pensar na composição, ou na captura de um momento. É por isso que eu quero remover a necessidade de manipulação do ajuste de foco ou mesmo de outros ajustes. Quando se trata de autofoco, a Sony é muito dedicada ao desenvolvimento de IA…”
Para bom entendedor, meia palavra basta, hehehe.
O que pensar?
Segundo a Dpreview é encorajador perceber que a Sony quer manter seus equipamentos mais antigos no mercado para que o preço seja reduzido. Assim o mercado é ampliado dando mais segurança de que sua câmera récem comprada não perderá valor tão cedo.
Outra notícia importante é o interesse da empresa no mercado de câmeras com sensor APS-C, um formato menor mas mesmo assim muito bom se falarmos da relação custo x benefício e portabilidade.
Eu particularmente não tenho experiência pessoal com a linha Fullframe da Sony. Sempre foram caras demais para minhas possibilidades financeiras, hehehe, mas admiro o resultado fotográfico obtido pela multidão de fotógrafos e profissionais de vídeo que utilizam seus equipamentos.
Para estes usuários acho que a entrevista de Kenji Tanaka foi um alívio. Podem ficar tranquilos de que as reviravoltas do mercado não vão abalar muita coisa na forma como a Sony trabalha.
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