Tutoriais

Aprendendo a usar modificadores de luz de estúdio

Um modificador de luz de estúdio nada mais é do que algum aparato que altera a incidência da luz produzida por iluminadores ou flashes. Os modificadores mais comuns são o Guarda-Chuva, o Octabox e o difusor circular do tipo Beauty Dish.

Cada um deles tem uma função específica gerando resultados diferentes e mesmo fotógrafos experientes podem ter dificuldade de entender seu funcionamento.

luz de estúdio
Comparando os três resultados

Entender como esses modificadores afetam o comportamento da luz ao cair sobre o assunto fotografado pode ser um pouco misterioso, mas é fundamental se você quer melhorar a qualidade dos retratos obtidos em estúdio.

Foi por isso que me interessei por um tutorial em vídeo publicado pelo fotógrafo Manny Ortiz em seu canal do Youtube. Nele Ortiz faz uma introdução bem rápida, de apenas 4:00 minutos, sobre o funcionamento dos três modificadores de luz de estúdio mais comuns.

Ortiz fotografa a mesma modelo utilizando a mesma iluminação, mas modificada com os seguintes acessórios:

  • Octabox: um difusor de formato octogonal, ou seja, com oito lados;
luz de estúdio
Still do vídeo com resultado do Octabox
  • Guarda-Chuva: to tipo difusor, em tecido branco;
luz de estúdio
Still do vídeo com resultado do difusor tipo Guarda-Chuva
  • Beauty Dish: disco refletor parabólico, usado aqui com difusor branco.
luz de estúdio
Still do vídeo com o resultado com Beauty Dish

O que interessa no vídeo é o resultado, sem bem que as vezes é difícil perceber as diferenças. Mesmo assim é bom lembrar que para o fotógrafo iniciante o que interessa é saber qual o resultado possível com cada difusor e escolher qual se adapta mais ao que ele quer e precisa da sua fotografia.

E também não podemos esquecer do Photoshop para regularizar a textura da pele…

Eu diria que, além de uma questão técnica, usar modificadores de luz de estúdio é uma questão de gosto, hehehe.

Aproveite, teste e tenha mais controle sobre seus retratos e fotografias de estúdio.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta