Tutoriais

Convertendo retratos em Preto e Branco no Photoshop

Converter imagens digitais em Preto e Branco no Photoshop não é novidade. Essa deve ter sido uma das principais funções usadas pelos fotógrafos nesse software da Adobe ao longo dos anos.

Eu mesmo sempre transformo minhas imagens coloridas em Preto e Branco no Photoshop, apesar de preferir usar um dos muitos “plug-ins” dedicados existentes no mercado para isso.

Caso você use apenas as funções nativas do Photoshop para fazer esse tipo de conversão é bom saber que existem muitos métodos para tanto. Alguns são simples, como aquele que apenas tira a saturação da imagem. O resultado pode não ser muito bom e para isso existem métodos mais complexos.

Preto e Branco no Photoshop
Capa do tutorial em vídeo de Michael Woloszynowicz

Alguns desses métodos são dedicados à alguns tipos de imagens específicos, como os retratos. E foi exatamente para a conversão de retratos em Preto e Branco no Photoshop que Michael Woloszynowicz divulgou um tutorial em seu canal no Youtube.

Wolosyznowicz começa seu processo utilizando uma camada de preenchimento de cor com os valores RGB definidos para 128.128.128, criando assim uma camada cinza plana.

O modo de mesclagem da nova camadas é então mudado de normal para colorido, o que resulta em uma imagem monocromática. A partir daí ele trabalha com a mesclagem de camadas.

Uma boa dica dada por Woloszynowicz para aqueles que não querem empregar uma máscara de camada durante a edição é usar a função “Blend If”, encontrado na parte inferior da primeira guia do painel “Opções de Mesclagem”.

Preto e Branco no Photoshop
Still do vídeo

Woloszynowicz fornece uma rápida e eficaz explicação do seu processo de conversão em preto e branco, ao mesmo tempo em que explica o raciocínio por trás de suas escolhas de técnicas de edição específicas enquanto trabalha na imagem.

Eu particularmente acho essas técnicas muito demoradas mas quem sou eu para dizer alguma coisa, hehehe…

E se você não curte muito a fotografia monocromática leia o artigo que publiquei anteriormente sobre o tema.

Bem, se você gosta de testar novas técnicas de Photoshop é bom saber que o vídeo tem 14:23 minutos e pode fazer muita diferença na hora de dar aquele toque final de Preto e Branco em seus retratos. Aproveite.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta