Software da Corel dá movimento a foto estática
A Corel acaba de anunciar um software chamado PhotoMirage que transforma imagens estáticas em fotos com movimento.
O efeito produzido pelo software adiciona movimento as fotos no estilo “cinemagraph”, algo que normalmente é feito com videoclipes curtos dos quais as partes móveis do quadro são obtidas.
Já a animação de uma foto com o PhotoMirage é muito rápida e não necessita desses clips de vídeo. O usuário seleciona setas indicando a direção do movimento às áreas escolhidas e define pontos de ancoragem isolando as áreas que deseja manter estáticas. Uma visualização é exibida para acertar o resultado.
Além dos passos simplificados existem também ferramentas avançadas de seleção, um filtro chamado “Smart Photo Fix” para melhorar a imagem em sua totalidade e controles de visibilidade de camadas.
O resultado é exportado em arquivos MP4, WMV ou GIF animado nas dimensões desejadas, sendo possível também exportá-las diretamente para o Instagram.
O programa, que custa US$70,00 dólares no site da Corel, só roda em Windows e já está criando muita polêmica.
Em primeiro lugar muitos usuários estão lembrando que a maioria dos “criativos” da área de fotografia e vídeo utilizam Macs da Apple para trabalhar, plataforma para a qual não existe ainda uma versão do PhotoMirage.
Alguns reclamam também que o nome do aplicativo já foi utilizado por algum antigo freeware, apesar de ninguém dizer qual.
Do meu ponto de vista a Corel é um enigma. Mesmo no Brasil, onde a maior parte dos “criativos” é composta por remediados usuários de Windows, o uso dos aplicativos da empresa como o CorelDraw foi substituído pelas versões em Windows dos softwares da Adobe, obtidos legalmente por uma assinatura mensal acessível.
Eu mesmo, que usava tanto o CorelDraw e admiro a abordagem de sua interface, não uso mais o programa há pelos menos uma década.
Enfim, se você tiver interesse pode baixar o PhotoMirage e testar por 15 dias. Quem sabe não é o que você estava precisando para dar mais graça as sua fotografias?
Veja aqui o vídeo de apenas 0:45 minutos que a Corel publicou em seu canal sobre o PhotoMirage.