Tutoriais

Gravando em vídeo o visor da sua câmera

Você já se perguntou como seria possível gravar a imagem do visor da sua câmera em vídeo? Isso sempre passa pela cabeça de quem produz algum tutorial ou vídeo com dicas de fotografia.

Eu mesmo, para simular esse tipo de imagem, já montei no Photoshop uma composição com uma foto e um “template” com a imagem de um visor de uma câmera DSLR.

O conhecido canal de Matt Granger no Youtube publicou um vídeo onde enfim descobrimos como é possível fazer isso em tempo real, capturando a imagem do visor em vídeo.

visor da sua câmera

Granger mostra como gravar o visor da sua câmera com um gravador e monitor Atomos, equipamento muito usado por fotógrafos quem produzem vídeos também.

Para isso basta ligar o gravador externo a uma saída HDMI, muito comum hoje em dia em todo tipo de câmera. A imagem exibida, dependendo da câmera, vai ser a que é vista através do seu visor.




Dessa maneira você pode gravar o visor da sua câmera em tempo real todas as informações que são exibidas no visor da sua câmera, como detalhes de exposição, status da câmera e até mesmo o rastreamento do Foco Automático.

O vídeo de apenas 6:30 minutos mostra Granger utilizando para isso várias câmeras, desde uma compacta Fujifilm X100F até uma câmera Fullframe Sony Alpha a7R III.

visor da sua câmera
Matt Granger, o gravador/monitor Atomos e várias câmeras com saída HDMI

Eu tenho a impressão de que é possível também utilizar outros tipos de equipamentos para gravar esse tipo de imagem através da entrada HDMI das câmeras.

Que tal experimentar com uma Smart TV daquelas que permitem gravar o que está sendo exibido em um pendrive?

Enfim, se você está pretendo se tornar um Youtuber da área de fotografia, mostrar tutoriais com esse tipo de informação visual pode ser um diferencial e tanto.

E na falta de um gravador dedicado use o seu smartphone mesmo para filmar a tela de uma TV, pronto!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta