CâmerasNotícias

Uma câmera de filme Instax que troca as lentes

A primeira câmera de filme Instax Square que usa lentes intercambiáveis foi lançada pela Lomography. A empresa é conhecida por suas câmeras analógicas acessíveis e divertidas.

A nova Diana Instant Square é o que alguns chamam de “Toy câmera lo-fi” (câmera de brinquedo de baixa qualidade de imagem).

Ela usa o filme instantâneo Fuji Instax Square, sendo a primeira câmera do mundo nesse formato a poder usar lentes intercambiáveis, além de oferecer uma sapata para flash externo.

câmera de filme Instax
O novo lançamento tem o mesmo design retrô da Linha Diana da Lomography

O sistema de lentes disponíveis para essa câmera conta com uma teleobjetiva de 110 mm, uma 75 mm, uma lente olho de peixe de 20 mm, lente super grande angular de 38 mm, além de uma lente grande angular (para esse formato) de 55 mm com adaptador close-up.

câmera de filme Instax
Tipos de lente disponíveis para a linha Diana e resultados no filme Instax Square

As lentes são as mesmas disponíveis para a câmera Diana F+, lançamento anterior da Lomography que também é uma câmera de filme Instax, mas que utiliza a tradicional versão Mini do filme.



A linha Diana conta também com uma série de funções e acessórios pensados para criar efeitos especiais e permitir uma certa brincadeira em seu uso.

Nesta lista encontramos funções como a possibilidade de usar múltiplas exposições de maneira ilimitada, usar exposições longas, adaptar um espelho para selfies, usar filtros Splitzer (divisor de exposição), filtros coloridos e de Densidade Neutra.

câmera de filme Instax
Camera e acessórios disponíveis

Apesar de já estar praticamente pronta para o mercado, a Lomography lançou uma campanha no site Kickstarter. A ideia é a seguinte: quem participar dessa campanha com um investimento (ou doação) de pelo menos US$ 65,00 dólares receberá uma das primeiras câmeras produzidas.

O desconto sobre o preço estimado de venda que será praticado no varejo após a campanha é de 35%. Já para quem quiser a versão especial que será lançada com corpo de cor bege e acabamento em couro terá que investir US$ 70,00, o que não é uma grande diferença.

Essa câmera de filme Instax é uma gracinha e realmente parece ser muito divertida, inclusive para crianças. No Brasil a Lomography chegou até mesmo a ter lojas próprias de rua, mas com a crise a marca foi desaparecendo aos poucos de nosso mercado.



Aliás, se você quer saber mais sobre esse tipo de câmera e a chamada Lomografia, veja o artigo que publiquei aqui no Blog sobre o assunto.

Para nosso bolso e nossa cotação do dólar, essas câmeras acabam ficando muito caras pelo que são, então se quiser uma delas entre na campanha do Kickstarter e veja como se faz para trazer uma para o país. Será que eles entregam aqui? E o imposto de importação?

Mistérios…

Veja também o vídeo de lançamento da câmera no canal da Lomography.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.