Exclusivo

Como fotografar um casamento gay

Um casamento gay é um casamento como outro qualquer, mas pela dose de preconceito impregnada na sociedade um profissional pode se sentir desconfortável ao fotografar o evento. E isso pode acontecer mesmo que o fotógraf(o)(a)(bi)(trans) seja amigo e do babado.

Eu sei que para muitos fotógrafos essas questões parecem bobagem, mas achei que não custava nada falar um pouco desse mercado que está cada vez mais disponível como um bom negócio fotográfico.

casamento gay

Também pensei em escrever esse artigo pela proximidade da Parada Gay de São Paulo, sobre a qual já fiz um artigo anteriormente.

Além disso, um bom motivo para esse texto é o de que uma grande parte dos profissionais da fotografia (e de meus leitores) está espalhado por um Brasil enorme que não é nada parecido com o clima libertário da Vila Madalena ou de Ipanema.

Mesmo nos grande centros o preconceito, muitas vezes velado e sufocado, ainda é real e pode fazer com que um fotógrafo sério e profissional perca ou recuse um trabalho fotográfico importante.

Então pensando nisso tudo resolvi fazer e responder algumas perguntas para quem “não é do ramo”, hehehe…

 

É preciso ser gay ou lésbica para fotografar um casamento LGBT?

Eu respondo com outra pergunta: é preciso enxergar para fotografar?

O que estou querendo dizer é que para fotografar qualquer situação da qual você não faça parte basta se colocar no lugar do outro, imaginando-se como você gostaria de ser retratado naquela situação.

Quantas vezes fotógrafos são obrigados a entender um cenário estranho, do qual não fazem parte, e conseguem imagens memoráveis?

Se você tem os seus preconceitos ou fobias, fotografar um casamento entre pessoas de mesmo sexo pode ser uma boa experiência de superação e aperfeiçoamento pessoal. E tome cuidado para não magoar ninguém, hein!



 

Casamentos gay são mais divertidos?

Não necessariamente. É muito comum que casamentos entre pessoas do mesmo sexo sejam cerimonias discretas, com pouca visibilidade até mesmo pela família (isso quando ela está envolvida…).

Muitas vezes os casamentos gay são celebrados apenas no Cartório ou em casa, e algumas vezes nos templos de algumas religiões mais tolerantes ou avançadas. Pense em um estilo fotográfico mais intimista ao escolher o conceito que vai orientar seu trabalho.

Agora, se o casamento gay for em grande estilo, espere por um festival de luzes e cores ou pelo menos uma boa produção em algum local de eventos. Você provavelmente será surpreendido pela criatividade.

casamento gay
Nada de ficar discutindo quem é o noivo ou a noiva, hein??

 

Os convidados estão todos confortáveis com sua sexualidade ou com a situação?

Mentira! Muito provavelmente você vá encontrar em um casamento gay gente que não queira ser fotografada numa situação dessas e você deve respeita-las.

Para algumas pessoas ser fotografado num casamento gay é como ser tirado do armário na marra, e mesmo para alguns heterosexuais “gay friendly” sempre fica aquele medo do uso que essas fotos possam ter.

Mesmo que você não sinta que está havendo uma reação negativa ao seu trabalho seja sempre diplomático, apresente-se antes de fotografar pessoas e grupos e explique o uso que as imagens irão ter e a importância delas para o casal.

No mínimo você estará fazendo uma ótima propaganda do seu trabalho. Quem sabe assim você não consegue até mesmo novos clientes?



 

Existe uma estética gay especifica para casamentos?

Não, a não ser que o casal queira. Na maioria dos casos você estará fotografando um casamento convencional.

Até por conta do preconceito, é muito comum que noivos e noivas homosexuais tenham o desejo de participarem do mesmo tipo de rito que antes parecia exclusivo de casais heterosexuais. Cenas conhecidas como o primeiro beijo ou o buquê sendo jogado aos convidados podem ser importantes para o casal.

Você deve ter conhecimento prévio de como será o casamento para poder programar suas fotos com exatidão.

Aliás, isso nada mais é do que a obrigação de qualquer fotógrafo de casamentos, seja hétero, homo, bi ou trans!

 

Que tipo de equipamento devo utilizar?

Depende, cada caso é um caso. No mundo da fotografia de casamentos feitos em igrejas com festa em bufê parece que tudo já está predeterminado.

Existe um receita de iluminação, de lentes a serem utilizadas, de roteiro para vídeos, do tratamento de imagens e até mesmo para a forma como o trabalho será entregue. Se esse é o caso do casamento LGBT que você vai fotografar não há por quê não seguir o roteiro convencional.

Agora, se você vai fotografar um casamento gay ousado e diferenciado, encare o trabalho como um exercício criativo. Pense mais como um fotojornalista ou um fotógrafo urbano. Dependendo do tipo do casamento prepare-se para fotografar de maneira mais intimista, utilizando lentes do tipo grande angular com mais frequência.



Nesse caso é bom também utilizar iluminação contínua ao invés dos flashes convencionais, pois você pode conseguir poses mais expontâneas já que os convidados terão mais dificuldade para perceber o momento exato da fotografia.

Prepare-se também para utilizar uma sensibilidade ISO mais alta. Se você não tem uma câmera muito sensível vale a pena alugar um esquipamento específico apenas para o evento. É bom também fotografar sempre em RAW e aprender a extrair de maneira bem eficiente o máximo de alcance dinâmico dessas imagens, com o mínimo de ruído.

 

Como devo apresentar o trabalho?

Da maneira que os noivos quiserem, como em qualquer casamento. O cliente sempre tem razão e são eles que vão escolher o pacote fotográfico que você pode oferecer.

Caso você já não tenha, é bom ter a mão vários fornecedores de Foto Livros, Boxes, impressões fotográficas e Fine Art, Albums Virtuais além de outros fotoprodutos que todo casal recém casado deseja.

E não esqueça de uma bela produção em vídeo, atualmente é muito importante.

casamento gay
Nada como um fotoproduto original…

 

Não tenha medo de um casamento gay

É interessante notar como mesmo com a crise que vivemos as pessoas, de qualquer sexo ou orientação sexual, ainda tem o desejo de se casar e construir uma vida em comum. A mudança dos costumes e das leis permitem que as necessidades de outros grupos antes ignorados pelo mercado fotográfico sejam enfim satisfeitas.

Apesar disso resolvi não utilizar nesse artigo imagens que obtive em casamentos homoafetivos, pois não tinha tempo para pedir autorizações. Ao pesquisar um pouco foi com surpresa que encontrei no Youtube um vídeo chamado “Secretly” – Adorable Vintage Photographs of Gay Couples“. Ele retrata muito bem o tipo de olhar que desenvolvo sobre esse assunto, e é por isso que resolvi utilizar algumas de sua imagens como ilustração.

Aproveite e não ignore uma boa oportunidade de trabalho por medo ou preconceito!