Veja como o céu de Nova York ficaria sem poluição luminosa
A fotografia e a cinematografia andam se misturando tanto com as técnicas computacionais que hoje em dia é possível criar qualquer tipo de imagem. Acho que esse é o caso do vídeo em Timelapse produzido pelos fotógrafos Gavin Heffernan e Harun Mehmedinovic para comemorar a Dark Sky Week.
Esse evento busca nos alertar sobre a poluição luminosa das cidades, o que impede que possamos ver com clareza o céu noturno a nossa volta.
O vídeo, chamado SKYGLOW NYC tem apenas 3:00 minutos e foi feito com técnicas de composição onde o céu nublado da cidade de Nova York foi substituído pelos céus noturnos cheio de estrelas dos parques nacionais Death Valley e do Grand Canyon, nos Estados Unidos.
Eu achei o resultado um pouco artificial demais, sei lá. Como já consegui fotografar o céu estrelado sobre a cidade de São Paulo mesmo não vendo quase estrela nenhuma à olho nu, sei que é possível captar esse tipo de imagem, mas talvez seja mais fácil mesmo (e rápido) fazer a substituição da área do céu de uma cidade por um outro límpido e cristalino.
De qualquer maneira aconselho que você veja o vídeo pensando em como os céus sempre podem cair sobre nossas cabeças, hehehe.
SKYGLOW: NYC from Harun Mehmedinovic on Vimeo.