CâmerasNotícias

Fujifilm cancela fabricação de filmes e papéis fotográficos em Preto e Branco

Pois é, esse dia chegou. Em uma publicação oficial feita em japonês a histórica Fujifilm anunciou que não comercializará mais sua linha de filmes e papéis fotográficos em Preto e Branco, iniciando o processo a partir de outubro deste ano.

Se você é um daqueles fotógrafos que amam a linha Fujifilm Neopan Acros de filmes em Preto e Branco é melhor ir se adaptando desde já, ou procurar uma terapia.



Segundo o “press release” publicado pela empresa em seu site, “essa linha de filmes foi a favorita de nossos clientes por muitos anos. No entanto temos tentado melhorar a absorção de custos desses produtos com dificuldade, aumentando a eficiência de produção, mas com a queda continua da demanda por esses produtos as vendas serão encerradas”. Ponto final…

Capela de Belsener, fotografia feita com filme Neopan 400 por Markus Winkler

É interessante, como também nota o site Petapixel.com, que a Fujifilm termine laconicamente seu anúncio com a seguinte frase “Embora esta seja uma atitude verdadeiramente egoísta, agradecemos a sua compreensão nessas circunstâncias”. É no mínimo uma desculpa bem japonesa, hehehe.

Os produtos a serem cancelados e suas datas de encerramento de vendas são os seguintes:

  • Filmes em formatos 135 e 120 Neopan 100 ACROS 36, vendas até outubro de 2018
  • Papéis fotográficos Fujibro WP FM No. 2 e Fujibro WP KM 2, vendas até outubro de 2019
  • Papéis fotográficos Fujibro WP KM 3, de 4 polegadas, vendas até outubro de 2018
  • Papéis fotográficos Fujibro WP KM 3 de outras dimensões, vendas até março de 2020
  • Papéis fotográficos:Fujibro WP KM 4, vendas até março de 2019

Pela maneira que foi feito o escalonamento das vendas deve ter havido um planejamento levando em conta a demanda diferenciada entre os diversos tipos de produto.



É bom lembrar também que a Fujifilm já havia cancelado as vendas de outros de seus filmes famosos com os da linha Velvia. As versões 4×5 and 8×10 do filme Neopan 100 Acros também já estavam programadas desde o ano passado para serem extintas agora em maio.

É possível que muita gente tente fazer algum estoque desses filmes para continuar trabalhando por um tempo, mas a impressão que tenho é que a produção de filmes analógicos vai ficar mesmo por conta de algumas pequenas empresas de entusiastas ou “hobbystas”, empresas tradicionais que só fabricam filmes como a Ilford ou até mesmo de empresas ressurgidas das cinzas como a italiana Ferrania.

Várias marcas de filme analógico do passado

A Fujifilm migrou há muito tempo para o mundo digital e sua linha X de câmeras Mirrorless é um sucesso, principalmente entre os fotógrafos amadores avançados e profissionais ligados a Fotografia Fine Art, então deve ser complicado mesmo para essa empresa manter uma estrutura industrial para o filme analógico.

É, isso é a vida…

Caso você tenha interesse em saber como a Fujifilm sobreviveu à transição para a fotografia digital veja esse artigo que publiquei anteriormente: Como a Fujifilm sobreviveu ao fim do filme analógico e ao smartphone.

E se quiser ver o anúncio do encerramento das vendas da linha Preto e Branco no original em japonês vá para o site da Fujifilm.