Fotografando o maior show de lasers do mundo
Você já pensou que fotografias incríveis seria possível conseguir numa cidade iluminada por lasers?
Pois nem mesmo o premiado fotógrafo holandês Albert Dros imaginou o que poderia conseguir durante o show de lasers chamado “Light Up 2018”, que aconteceu este mês em Dubai.
O show, que já ocorreu no mesmo local durante o Ano Novo, é considerado pelo Guiness Book o maior evento desse tipo no mundo.

Segundo Dros, que estava a trabalho em Dubai, “O Burj El Khalifa é espetacular por si mesmo, mas vê-lo de noite com lasers sendo projetados de todos os ângulos leva a experiência a outro nível.
Antes que você pense que a opinião do fotógrafo é meio exagerada é bom lembrar que Albert Dros é muito experiente e já teve seu trabalho publicado por alguns dos maiores canais de mídia do mundo, incluindo a TIME, The Huffington Post, The Daily Mail e a pela National Geographic, alvo provável dessas imagens.
Ainda segundo o fotógrafo, em artigo publicado no Petapixels.com, o show não consiste apenas em lasers simples mas também conta com gráficos que são projetados nas laterais do Burj Khalifa, em conjunto com alguns edifícios circundantes.


O show destaca 2018 como o ano do Zayed e mostra um retrato do pai fundador dos Emirados Árabes, Sheikh Zayed bin Sultan Al Nayhan.
É interessante notar como as fotos apresentam imagens que parecem fazer parte dos efeitos especiais de um filme de ficção científica em um futuro utópico, daqueles cheios de ordem e progresso como em nossa bandeira, e aí lembrei do Brasil…
Pois é, há alguns atrás li que uma banda inglesa ao chegar em São Paulo e fazer o caminho do aeroporto até a Avenida Paulista pensou que estava num cenário do tipo “Blade Runner”. O que eles queriam dizer é que pareciam estar num futuro distópico, daqueles em que empobrecemos e tudo deu errado, sem ordem nem progresso.
E eles tinham razão, é engraçado como é praticamente impossível em nosso país projetar e construir uma coisa que chamo de beleza urbana, nosso imaginário simplesmente não deixa!
Por mais cafona ou brega que o senso comum arquitetônico brasileiro considere um edifício como o Burj Khalifa ou mesmo o Castelo da Cinderela na Disney World, esses lugares nos deixam perplexos e funcionam!!! É curioso…
E você sabe que já fui criticado por fotografar a paisagem urbana de maneira “bonita demais”?
Bem, para conhecer mais o trabalho de Albert Dros visite seu website, Facebook ou Instagram.
E você pode também ver o vídeo oficial do evento “Light Up 2018” no youtube clicando aqui.