Tutoriais

Como ampliar seu negativo em Preto e Branco

Depois que a gente faz a primeira revelação de um filme em Preto e Branco vem sempre o desejo de imprimir, ou como se dizia antigamente, ampliar as imagens para poder aprecia-las em toda a sua glória.

Eu me lembro como eu ficava fascinado quando era criança ao ver na TV alguma cena em que um fotógrafo ampliava um filme Preto e Branco, envolvido apenas pela luz vermelha de um laboratório fotográfico. No cinema tudo dava certo, mas comigo era diferente, hehehe. Eu sempre velava as ampliações!



Pensando nisso resolvi publicar a continuação do tutorial em que a fabricante de insumos fotográficos Ilford ensinar a revelar um filme em Preto e Branco (veja aqui esse vídeo anterior).

Agora, nessa continuação, a empresa ensina como fazer para ter aquele momento mágico no qual a imagem começa a aparecer no papel fotográfico logo a nossa frente.

Still do vídeo mostrando o teste de ampliação fotográfica

O vídeo é dividido nas seguintes partes:

  • 00:08 min – O que é necessário para uma ampliação fotográfica
  • 01:28 min – Preparando os produtos químicos
  • 02:45 min – Escolhendo o negativo a ser ampliado
  • 03:07 min – Focalizando a imagem
  • 03:33 min – Selecionando a abertura da lente do ampliador
  • 03:52 min – Fazendo uma ampliação teste
  • 05:26 min – Fazendo a ampliação final

O vídeo tem cerca de 7:00 minutos de duração e foi feito com o mesmo padrão do tutorial anterior, ou seja, está todo legendado em inglês.

Ainda assim o vídeo é fácil de entender e deve ser uma boa fonte de inspiração para quem já conseguiu revelar seu primeiro negativo.

Dessa vez não encontrei reclamações sobre as etapas apresentadas no vídeo entre os usuários do Youtube e alguns chegaram mesmo a elogiar a cena final em que o que o logotipo da Ilford aparece sendo revelado por sobre o papel fotográfico.



É claro que hoje em dia você pode muito bem digitalizar o negativo para ver a imagem apenas na tela do computador (eu faço isso) ou imprimi-lo em uma impressora jato de tinta com resultados muito bons, mas uma ampliação em papel fotográfico é uma experiência diferente.

Se você tem interesse na fotografia como processo, vá em frente. Eu dou o maior apoio!

One thought on “Como ampliar seu negativo em Preto e Branco

Fechado para comentários.