celulares e smartphones

Huawei Mate 10 Pro tem câmera com design Leica

Os Chineses estão se estabelecendo no mercado de smartphones com equipamentos de primeira linha, e esse é o caso do Huawei Mate 10 Pro.

O smartphone, que acaba de ser disponibilizado no mercado americano, foi anunciado em janeiro na maior feira de eletrônicos do mundo, a CES (Consumer Electronic Show). O equipamento, fabricado pela Huawei, já estava disponível em alguns mercados desde o final de 2017 ( sendo que no Chile começou a ser comercializado no dia 10 de janeiro) e está causando um “frisson” danado por onde passa.

 

O Huawei Mate 10 Pro é oferecido em várias cores

 

O módulo de câmera foi projetado pela Leica e sua configuração de câmera dupla combina um sensor RGB de 12MP com um chip monocromático de 20MP. Dessa forma o smartphone permite a utilização de um modo Preto e Branco por hardware. Além disso a Huawei afirma que a combinação de dados de imagem capturados com ambos os sensores leva a imagem final a ter um alcance dinâmico (HDR) melhorado e níveis de ruído mais baixos.



As duas lentes da câmara apresentam uma abertura F1.6 bastante “rápida” além de contar com estabilização de imagem óptica. Essa configuração de alta resolução permite o que a Huawei chama de zoom sem perdas, e o sistema de Detecção de Fase (PDAF) combinado com sensores de profundidade a laser permite autofoco rápido e preciso. O Mate 10 Pro é capaz de gravar vídeos em 4K a 30 quadros por segundo e a câmera frontal captura imagens em uma resolução de 8MP.

 

Módulo de câmera dupla com Design Leica do Huawei Mate 10 Pro

 

O smartphone não conta apenas com esse hardware sofisticado para produzir imagens espetaculares: a Huawei implementou um software que utiliza Inteligência Artificial (AI) e redes neurais para melhorar a qualidade do modo “bokeh falso” (desfoque de fundo). Além disso o reconhecimento de objetos para a seleção automática de cena também utiliza essa capacidade. Uma outra função inovadora faz com que a detecção de movimento seja usada para reduzir o tremor causado pelo movimento da cena em condições de pouca luz.



As especificações do Huawei Mate 10 Pro são as seguintes:

  • Tela OLED HDR de 6″ polegadas com resolução de 2160 x 1080 pixels e razão 18:9;
  • Acabamento de tela em Corning Gorilla Glass;
  • Sistema Operacional Android 8.0 Oreo;
  • CPU Hisilicon Kirin 970 Octa-core;
  • 128 GB de armazenamento, 6 GB de RAM ou 64 GB de armazenamento, 4 GB de RAM;;
  • Audio Hi-Res de 32bit;
  • Bateria de 4000 mAh com carregamento rápido;
  • Módulo de câmera projetada pela Leica;
  • Câmera dupla com sensor de 12 Megapixels colorido (RGB) e de 20 Megapixels Monocromático (P&B);
  • Abertura F1.6;
  • Estabilização ótica de imagem (OIS);
  • Zoom de 2X sem perdas;
  • Auto Foco por profundidade, contraste, PDAF e laser;
  • Flash dual-LED;
  • Vídeo 4K;
  • Câmera dianteira de 8 Megapixels.

Segundo o site Dpreview.com, que fez uma análise do aparelho, os únicos problemas são o Balanço de Brancos que as vezes não funciona bem sob luz artificial, pouca qualidade em vídeos em HD (1080p) e a impossibilidade de expandir o armazenamento por cartão MicroSD.

 

Modo Monocromático do Huawei Mate 10 Pro

 

De resto a análise conclui que esse é o smartphone Chinês com a melhor câmera já oferecida, e um grande concorrente para os smartphones topo de linha das marcas tradicionais, como Apple e Samsung.

Eu tive a oportunidade de manusear um Huawei Mate 10 Pro mas não pude testar a câmera. Só sei que o aparelho é muito bem acabado e talvez um pouco grande para algumas mãos, mas gostei da interface e da sensação geral do aparelho. Por pouco não comprei um, hehehe.

No Brasil o Huawei Mate 10 Pro pode ser encontrado por cerca de R$3.500,00 em sites de leilão e coisas do gênero, mas mesmo para quem traz o celular do exterior pode ser difícil (ou impossível) achar assistência técnica caso o aparelho dê defeito, pense nisso.



Enquanto a Huawei não lança seus aparelhos em nosso país, coisa que só Deus sabe se vai ocorrer, você pode conhecer um pouco mais dessa nova maravilha chinesa pela análise que o Canaltech postou no Youtube.

Veja também a comparação entre o Huawei Mate 10 Pro e o iPhone X que Danny Winget publicou em seu canal.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.