Yashica ressurge das cinzas e lança câmera com filme digital
Mais uma veneranda marca de câmeras fotográficas, desaparecida depois do advento da câmera digital, ressurge das cinzas.
A Yashica, marca conhecida do público brasileiro e que chegou até a fabricar algumas câmeras na Zona Franca de Manaus, acaba de lançar um projeto no site de auto financiamento coletivo Kickstarter.
A nova câmera se chama Yashica Y35 e parece ser uma câmera digital relativamente simples. O corpo tem um estilo retrô parecido com a Yashica Electro dos anos 1960 e tem uma característica única dentre as câmera digitias: cartuchos intercambiáveis de filme digital que a Yashica chama de digiFilm!
Não fique tão animado, eu fiquei e caí do burro! O tal do digiFilm é apenas uma forma de controlar como a foto vai ser tirada, dizendo qual o tipo de cor e sensibilidade ISO a ser usada. O sensor digital fica na própria câmera, que também comporta o cartão de memória SD, portanto o digiFilm não pode ser usado em outra câmera de filme, como alguns protótipos de filme digital que já postei por aqui.
No início, quem usar a nova Yashica Y35 vai poder escolher entre 4 tipos diferentes de filme digital: um digiFilm de alta velocidade, ISO1600, para obter imagens granuladas e fotografar objetos em movimento rápido; um digiFilm preto e branco ISO 400; um digiFilm ISO 300 de grão super fino; e um cartucho ISO 200 simulando o formato 6×6, o que faz com que a câmera capture imagens quadradas.
Um detalhe da câmera é a de que ela apresenta uma “alavanca de avanço”, que simula o movimento de um filme sendo preparado para ser utilizado. Você tem que ativa-lo para “bater a próxima chapa”…
As especificações da câmera são as seguintes:
- Sensor de 14 Megapixels tipo CMOS de 1/3.2 polegadas
- Visor embutido
- Abertura F2.8
- Comprimento focal equivalente a 35mm
- Distância mínima de focagem de 1 metro
- 5 velocidades do obturador (1s, 1/30s, 1/60s, 1/250s, 1/500s)
- Armazenamento em cartão SD (compatível com cartão wifi)
- Conector micro USB para transferências de dados
- Montagem para Tripé
- Alimentação através de 2 pilhas AA
A página de financiamento do Kickstarter tem mais informações sobre a câmera e parece que o volume mínimo de financiamento para o projeto ir para frente já foi superado com folga.
Um detalhe interessante é o de que a marca Yashica agora é propriedade de uma empresa chinesa, mas não há nenhuma informação sobre seu nome.
A câmera me pareceu meio plástica demais, mas pode ser apenas um modelo em pré-produção. Talvez nem funcione…
É por isso que eu prefiro ver para crer. Enquanto isso veja o clipe de lançamento do projeto da Yashica Y35.
Pingback: Desmontando a pior Yashica de todos os tempos | Ricardo Hage