Tutoriais

Dicas de Macrofotografia com um especialista

Tem gente que acaba descobrindo beleza até mesmo em insetos e esse é o caso do fotógrafo americano Thomas Shahan.

Em seu trabalho é interessante notar como ele faz parecer tão fácil fotografar tão de perto. Com apenas dois flashes e dois difusores de papel improvisados ele consegue imagens surpreendentes e esse processo foi divulgado em um vídeo do Canal do Dpreview.com no Youtube.

Nesse tutorial Thomas Shahan utiliza uma GFX 50S, a nova e surpreendente câmera digital de Médio Formato da Fujifilm. Apesar de ele usar no vídeo um equipamento de primeira, não podemos esquecer que as suas dicas servem até mesmo para quem vai usar um smartphone.

O vídeo tem apenas 4:39 minutos mas é o suficiente para nos inspirar a pegar a câmera e saírmos caçando insetos por aí. Mas cuidado com bichos peçonhentos, eu não me responsabilizo por acidentes.

 

Still do vídeo

 

Resumindo as dicas do vídeo:

  • Não se preocupe com lentes que não podem se aproximar muito do objeto. Se sua câmera tem grande resolução sempre dá para cortar e editar a imagem mais para perto.
  • Desligue o foco automático e foque manualmente movendo a câmera para frente e para trás;
  • Se fotografar na mão, sem tripé, utilize uma lente estabilizada ou uma câmera com estabilizador embutido;
  • Utilize sensibilidades ISO altas para evitar tremores na imagem;
  • Use fundos de alto contraste, simples e coloridos;
  • Fotografe muito para ter certeza de conseguir dentre elas aquela imagem especial.

E não perca os comentários sobre a tímida Tarântula Hildegard, achei esse o ponto alto do vídeo!

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.