Nova câmera Mirrorless da Nikon aparece em vídeo
Atualizado em 25/07/2018. A nova câmera Mirrorless da Nikon ainda está na fase de projeto, mas a empresa já está divulgando alguns detalhes que aqueceram os comentários sobre o assunto no mundo fotográfico. Na realidade ela agora confirmou através de um release o desenvolvimento da nova linha.
A empresa japonesa criou e divulgou o que se chama “microsite”, um site simples que contém um único tipo de informação. Nele é possível ver um vídeo chamado “TRAVEL OF LIGHT”, em que a imagem do rosto de uma moça parece ser decomposto em raios de luz nas cores básicas para ser captada por um sensor digital.
A surpresa é que no final do vídeo é possível ver a mesma imagem em uma tela de LCD fixada no que seria o corpo da nova câmera Mirrorless da Nikon.
A imagem é totalmente escurecida e não deixa que notemos muita coisa mas foi o suficiente para que eu percebesse que:
- O corpo da câmera lembra o formato que a Sony usa em sua linha Mirrorless Fulframe;
- O diâmetro da nova montagem de lentes que alguns chamam de Z, é bem maior que o usado na montagem F atual;
- A lente acoplada nesse corpo de câmera também tem maiores dimensões.
O vídeo mostra uma imagem absolutamente escura da nova câmera Mirrorless da Nikon, então só pude imaginar esses detalhes. Outra hipótese é a de que o corpo da câmera seja tão diminuto que o diâmetro de montagem da lente e a própria lente específica para essa linha pareçam maiores. Como a nova linha deve ser voltada para profissionais acho essa hipótese meio furada.
Estava ainda pensando sobre o assunto quando descobri que Tony Northrup havia acabado de publicar um vídeo em seu famoso canal com conclusões parecidas.
Nesse vídeo de 12:00 minutos Northrup captou a imagem onde a nova câmera aparece, diminuiu as sombras no Photoshop e comentou sobre o que descobriu, associando suas percepções aos rumores que já estão circulando no mercado fotográfico. Ele foi mais rápido que eu, que até pensei em fazer a mesma coisa, hehehe.
Algumas de suas conclusões baseados no vídeo são as seguintes:
- O corpo tem uma empunhadura (Grip) destacada e de melhor “pegada”;
- O LCD traseiro é bem grande em relação aos modelos atuais;
- O corpo da câmera é no estilo DSLR e não parece ter flash embutido;
- A câmera parece ter um apoio para o dedo polegar na parte traseira;
- Deve haver uma fileira de botões no lado esquerdo do corpo da câmera;
- A tela não deve ser do tipo articulada;
- Os botões de controle superiores parecem com os da câmera Nikon DF atual;
- A lente que aparece no vídeo tem característica de lente fixa, sem anel de zoom;
- A lente não apresenta o que pareça ser um anel de controle de abertura;
- A lente não parece ter interruptor de foco manual nem de estabilização de imagem.
Uma das conclusões de Northrup é a de que apesar do formato do corpo já estar definido, o lançamento da câmera ainda deve demorar. A divulgação desse vídeo e do site seria mais para dar um recado do tipo “Não mude para a Sony, nós estamos trabalhando nisso!”.
E essa é uma verdade. A quantidade de fotógrafos, mesmo no Brasil, que está trocando os equipamentos da Nikon pela Sony é muito grande. Talvez por isso a empresa japonesa tenha fomentado muitos dos rumores sobre essa sua nova linha.
Aliás, depois que a Nikon saiu do Brasil, o mercado fotográfico nacional ficou de vez nas mãos da Canon com a concorrência da Sony.
Bem, se você gosta de dar uma de detetive veja o site da Nikon e o vídeo de Northup. Você no mínimo vai se divertir tentando descobrir algo da nova câmera Mirrorless da Nikon.
Atualização em 25/07/2018: A Nikon acaba de confirmar que está desenvolvendo uma linha de câmera Mirrorless com sensor Fullframe, um novo tipo de montagem de lentes e um adaptador para ser possível usar todas as lentes já produzidas pela empresa. Disse também que vai manter a linha DSLR simultaneamente à nova linha de câmeras.
Segundo o site Petapixel a apresentação da nova câmera deve acontecer no dia 23 de agosto. Vamos esperar, mas a coisa está confirmada. O micro site da Nikon foi atualizado para http://www.nikonusa.com/mirrorlessiscoming.
Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.
Pingback: Uma retrospectiva 2018 da fotografia e do mercado | Ricardo Hage