Superando uma crise criativa com o Photoshop
Tem gente que chama de crise criativa aquele momento em que nosso trabalho fica chato, repetitivo e meio sem graça. Foi isso que aconteceu há alguns anos atrás com o fotógrafo suíço John Wilhelm.
Segundo Wilheim “Em fevereiro de 2011 decidi dar um passo além da fronteira da fotografia simples. Eu entrei no mundo do Photoshop. Essa foi a melhor coisa que já fiz … agora a fotografia é uma paixão completa!”
O fotógrafo não era um iniciante na área. Seu pai já era um fotógrafo amador atuante, fundador de duas associações fotográficas (coisa bem de suíço). Wilhelm cresceu entre câmeras, fotógrafos, revistas, lentes e todo tipo de coisa ligada a fotografia analógica, mas ele só ficou apaixonado pela área com o surgimento da imagem digital.
Ainda segundo ele, quando “…segurei minha primeira câmera digital em minhas mãos… uma paixão foi desencadeada e uma longa jornada começou, uma jornada através de muitos sistemas de câmeras, técnicas, experiências e finalmente produtos de software”.
Em uma entrevista para o site Fstoppers.com, o fotógrafo explica que durante uma crise criativa começou a procurar através do Photoshop maneiras de criar imagens diferentes do que normalmente produzia. Criou então o projeto Polrize, onde ele dava para suas imagens uma cara de Polaroid, com formato quadrado e cores diferenciadas.
Esse projeto levou o fotógrafo para seu atual trabalho, onde brinca com seus próprios filhos em imagens bem humoradas, bonitas e bem acabadas.
O interessante disso tudo é que John Wilhelm começou usando o Photoshop com quase nenhum conhecimento do software, aprendendo muito ao longo do trabalho em tutoriais na Internet. Hoje ele usa também outros softwares, como os de manipulação tridimensional. O 3D levou seu trabalho a um nível muito maior de qualidade e expressividade.
Eu mesmo já passei (e passo) por crises criativas. Se quiser entender melhor sobre o assunto leia o artigo que fiz sobre o meu processo criativo.
Se você quer conhecer o trabalho do fotógrafo suíço visite seu site. Ou então veja seus trabalhos no Flickr.
Quem sabe você não se anima e sai dessa crise criativa também?