Uma câmera rangefinder para filme Instax Wide
O Instax Wide é um filme instantâneo da Fujifilm com tamanho duas vezes maior que o conhecido Instax Mini tradicional. Até há pouco tempo atrás apenas algumas câmeras da própria Fujifilm podiam utilizar esse filme, mas alguns lançamentos mudaram esse panorama.
Agora foi a vez da Chinesa MINT lançar uma câmera no formato Instax Wide e com uma surpresa. A câmera é do tipo Rangefinder, um sistema que auxilia achar o ponto de foco correto.
Seu nome é InstantKon RF70 e ela é a primeira câmera para esse formato de filme com total controle manual.
A nova câmera da MINT tem acabamento em couro e design compacto graças ao sistema Rangefinder (sistema de telêmetro em bom português) e a um fole dobrável daqueles existentes nas câmera antigas. Esse design permite que a câmera seja fechada quando não está sendo usada, parecendo então uma caixinha elegante, segundo o fabricante.
A lente com que a câmera vem equipada é esférica, de 93mm, que segundo a MINT produz imagens nítidas e “meticulosas”, termos típicos dos fabricantes Chineses.
Além do modo totalmente automático, os fotógrafos podem definir 6 aberturas de lentes diferentes (f/5.6 a f/22) e 15 velocidades diferentes do obturador (AUTO, A + 1, A-1, 1/500, 1/250, 1/125, 1/60, 1/30, 1/15, 1/8, 1/4, 1/2, 1, B, R).
O foco é sempre manual pois a câmera não tem foco automático. O auxílio ao foco é feito pelo sistema Rangefinder, que sobrepõe duas imagens no visor de modo a encontrarmos o ponto correto de foco.
A câmera vem equipada também com um flash embutido, um conector de 2,5 mm para flashes de estúdio externos e uma rosca para tripé.
Também tem modo de temporizador, que é acionado pressionando duas vezes o obturador, distância mínima de foco de 75cm, utiliza duas pilhas AA, modo B (bulb) e modo T (time) ativado também por pressão dupla, Seu peso é de 806g.
A câmera MiNT InstantKon RF70 terá inicialmente a venda de apenas 199 unidades pré encomendadas. Esses primeiros compradores receberão também um conjunto com as lentes ND2, ND4, ND8, tudo no valor de cerca de US$ 77,00.
Dependendo da recepção da câmera no mercado podemos esperar que ela esteja disponível ainda no segundo semestre para venda no varejo.
Nitidez e o filme Instax Wide
As primeiras reações aos exemplos de fotografia obtidos com a câmera não foram muito boas. A MINT disponibilizou imagens que mostram fotografias com pouca nitidez e definição, exatamente o contrário do que a empresa alega que a câmera possibilite.
É verdade que os filmes Instax talvez não tenham a melhor resolução do mundo, mas certamente é possível conseguir imagens mais definidas com esse sistema.
É possível que o problema esteja mais nas configurações de abertura da lente e velocidade do obturador do que no foco ou sistema óptico Rangefinder, pois essa é a primeira câmera manual para filmes Instax Wide.
Vamos esperar, e para quem é fã de filmes instantâneos fica aqui o link da MINT para acompanhar a marca.
E caso você tenha interesse, conheça outras câmeras Rangefinder aqui.