CâmerasExclusivo

Por que usar a lente que vem junto com sua câmera DSLR

Para amadores chega a ser ridículo pensar em comprar uma câmera do tipo DSLR sem algum tipo de lente. A primeira coisa que vem a cabeça é a seguinte pergunta: como é que eu vou fotografar sem uma lente?

Pois é, mas é bastante comum que profissionais ou fotógrafos avançados comprem só o corpo da câmera, pois provavelmente já tem lentes mais sofisticadas do que aquelas que acompanham os “kits” comerciais vendidos pelos fabricantes.

 

 

Normalmente as lentes do “kit” de sua câmera são as famosas “18-55mm f/3.5-5.6”, oferecidas por praticamente todos os fabricantes. São lentes intercambiáveis do tipo zoom curto, com distância focal que vai de 18mm até 55mm, e abertura que vai de f/3.5 até f/5.6. Não são, portanto, muito luminosas mas oferecem boas possibilidades de enquadramento para fotografias de grupos de pessoas, retratos e alguns tipos de paisagens.

Resumindo, são lentes suficientemente versáteis para agradar a maior parte dos novos usuários.



Há muito tempo atrás, para viabilizar a venda de câmeras mais populares, todas as marcas produziam algum tipo de lente zoom de baixa qualidade para não comprometer muito o preço do equipamento.

Com o tempo essa estratégia parou de funcionar, pois com a advento da câmera digital ficou mais evidente ainda a necessidade de boas lentes para se conseguir um bom resultado fotográfico.

 

Lente Fujifilm XF 18-55mm f/2.8-4 OIS, talvez a melhor lente de kit do mercado

 

Hoje em dia, apesar de manterem preços menores, algumas dessas “kit lenses” são extremamente sofisticadas. Apresentando grande qualidade de imagem, redução ótica de vibração e grande controle de aberrações cromáticas, as lentes mais modernas desse tipo estão sendo desenvolvidas também para o grande mercado de vídeo, onde motores de foco precisos e silenciosos são uma necessidade básica.

 

A confiável e funcional Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM

 

De qualquer maneira, mesmo que a lente zoom básica que veio com a sua câmera não seja das melhores, sempre existem alguns motivos para mantê-la por perto. Vejamos quais são:

  • Lentes de kit são boas para focalizar coisas próximas: as lentes 18-55mm normalmente não são do tipo Macro, mas pela sua distância focal é comum que sirvam muito bem para fotografia de alimentos ou fotografia de produtos. Se você quer fotografar objetos e detalhes próximos esse tipo de lente pode ser ideal para as suas primeiras experiências.

 

  • Lentes de kit são nítidas: sim, por causa de seu zoom curto e pequena abertura máxima as lentes 18-55mm tem facilidade para conseguir nitidez em toda a imagem. Se você gosta desse recurso em suas fotografias, esse tipo de lente pode ser muito útil. Agora, se você precisa daquele efeito de desfoque de fundo bonito e glorioso é melhor procurar alguma outra lente.



  • Velocidade de focalização: as lentes de kit mais modernas tem foco muito preciso e rápido quando usadas com câmeras que também tem essa capacidade. Mesmo lentes mais antigas em câmeras modernas acabam tendo boa performance de foco automático, pois a distância que seu conjunto ótico tem que percorrer no barrilete da lente para conseguir o foco é sempre curta. No mínimo é uma boa lente para você aprender a selecionar melhor a área de foco em sua câmera.

 

  • É uma boa lente reserva: mesmo para profissionais que precisam de lentes mais sofisticadas, uma lente de kit pode ser uma mão na roda em caso de acidentes com o equipamento principal, falhas ou mesmo equipando uma câmera sobressalente. Caso você queira vender sua câmera usada, também pode ser mais fácil oferecê-la equipada com essa lente, pois um comprador não profissional não vai precisar de compras adicionais para começar a usa-la. Não se esqueça também que lentes “18-55mm f/3.5-5.6” são geralmente lentes baratas, ou seja, vale a pena mantê-las mesmo que fiquem guardadas no armário (cuidado com os fungos!).
Lente AF-P DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR, nítida, rápida e silenciosa

 

Ah, e eu ia esquecendo de um detalhe. As vezes, mesmo em câmeras mais avançadas, é vantagem comprar a lente que vem no kit comercial, pois ela pode ser também de melhor qualidade e ter o preço bem mais em conta, quando comprada nesse conjunto. Esse é muitas vezes o caso das câmeras da Fujifilm, vendidas no kit com a famosa lente XF18-55mm F2.8-4 R LM OIS, ou da nova AF-P DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR, que as vezes sai praticamente de graça. Pense nisso.



2 thoughts on “Por que usar a lente que vem junto com sua câmera DSLR

Fechado para comentários.