Inspire-seNotícias

SP-Arte/Foto 2017 vai contar com visitas guiadas gratuitas

Desde 2007 a cidade de São Paulo abriga o principal evento de fotografia do circuito artístico brasileiro, a SP-Arte/Foto. A 11ª edição do evento será realizada em um espaço de eventos no Shopping JK Iguatemi entre os dias 23 e 27 de agosto, reunindo em um só local as principais galerias do país, com obras de alguns dos mais importantes fotógrafos contemporâneos do Brasil e do Mundo.

Só para lembrar, em 2016 o evento teve público recorde: cerca de 16 mil pessoas passaram pela Feira ao longo de cinco dias de evento. Entre os renomados visitantes estiveram inúmeros artistas e fotógrafos, entre eles Claudia Andujar, Lenora de Barros, Carlos Vergara, Claudio Edinger, Julio Bittencourt, Caio Reisewitz, João Castilho, João Farkas, e Bob Wolfenson.

 

Iluminados, 3 – João Machado – Pigmento mineral em papel algodão – Galeria Fotospot

 

Estiveram também presentes alguns convidados internacionais de peso como Jeff Rosenheim, curador de fotografia do Metropolitan Museum of Art (Met); Brett Rogers, diretora da The Photographers’ Gallery, primeira galeria da Inglaterra dedicada apenas à fotografia; Christopher Phillips, curador do International Center of Photography; e Joerg Bader, diretor do Centre de la Photographie Genève.

Em 2017 a Feira traz 32 galerias, entre as quais as estreantes DOC Galeria e Janaina Torres, ambas de São
Paulo, Inox, do Rio de Janeiro e Periscópio, de Belo Horizonte. Retornam também ao evento as galerias Mario Cohen, Gávea, Luciana Brito, Vermelho, Pinakotheke, Casa Triângulo, Lume, Portas Vilaseca.



A edição deste ano oferecerá, pela primeira vez e gratuitamente, visitas guiadas que têm como objetivo justamente estreitar os laços entre os trabalhos expostos e os visitantes do evento. Além disso vão ocorrer lançamentos coletivos de fotolivros no espaço da Editora Madalena, com a presença de fotógrafos renomados.

Para conhecer melhor a programação da Feira visite o site da SP-Arte/Foto 2017. Lá você pode conhecer todos os eventos do ciclo de palestras Talk que acontecerá nos dias 24, 25 e 27 (quinta, sexta e domingo) onde colecionadores, críticos, curadores e especialistas discutirão junto ao público as perspectivas da fotografia contemporânea no Brasil e no mundo.

Eu, como não sou nada nem ninguém, vou como visitante mesmo, daqueles que passeia pelo Shopping e descobre que está havendo uma exposição. Muita gente entra por curiosidade e acaba, no mínimo, levando o catálogo da Feira divulgando mais ainda a ideia da fotografia como obra de arte.

 

Espelho Enterrado Vivo I – Odires Mlászho, 2003 – Galeria Vermelho

 

Já ouvi muitas críticas de fotógrafos e artistas reclamando que o evento fica situado num dos espaços comerciais mais exclusivos da cidade. O Shopping JK tem lojas das marcas mais exclusivas do planeta e realmente é focado no luxo, mas eu fico decepcionado de ver esse tipo de crítica sendo feita por quem fica fascinado quando vê a “bolinha vermelha” da Leica em uma câmera (o supra sumo do luxo fotográfico) ou de quem fala mal desse mercado mas, no fundo, sobrevive exatamente dele!

Outra coisa interessante que acontece na SP-Arte/Foto é o movimento fluido entre os Artistas Visuais de formação e os profissionais da fotografia. Você percebe isso visualmente, quando observa a diferença dada entre aspectos formais por parte do grupo artístico, e técnico, por parte dos “fotógrafos”. As vezes há um equilíbrio, mas eu sempre digo que ter estudado 5 anos de História da Arte com a Aracy Amaral fizeram diferença no meu trabalho.

Para quem estiver em São Paulo e quiser conhecer a SP-Arte/Foto 2017 aqui estão as informações necessárias:

 

SP-Arte/Foto2017

Abertura: 23 de agosto (apenas para convidados)

Aberta ao público quinta a sábado (24, 25 e 26 de agosto), das 14h às 21h, e no domingo, 27 de agosto, das 14h às 20h

Shopping JK Iguatemi | 3º piso

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo, Brasil

Entrada gratuita

 

Foto do título do post: André Villers, Picasso sur le tournage de Clouzot, 1955.
Tiragem de 1989 – Fólio Livraria