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O Flickr está pedindo ajuda!

O Flickr, famosa rede de compartilhamento e armazenamento de imagens, está pedindo ajuda. Comprado pela SmugMug há cerca de dois anos, a rede nunca voltou ao brilho dos áureos tempos.

O site gratuito de compartilhamento de imagens, fundado em 2004, já foi propriedade do Yahoo e da empresa de telecomunicações Verizon, mas ninguém deu conta de enfrentar os outros serviços gratuitos concorrentes.

Agora um email de Don MacAskill, sócio e fundador da SmugMug, atual dono do Flickr, surpreendeu milhões de usuários do Flickr.

Eu mesmo fiquei espantado com o teor da mensagem, que foi enviada em inglês para todos os usuários gratuitos do mundo.

Flickr
Imagem do “Bad Panda”, que sempre aparece quando o site está fora do ar

Sobre a mensagem

MacAskill começa dizendo que “Dois anos atrás, o Flickr estava perdendo dezenas de milhões de dólares por ano. Nossa empresa, SmugMug, interveio para resgatá-la da falência e para evitar que dezenas de bilhões de preciosas fotos fossem apagadas”.

Depois continua dizendo que a SmugMug, como empresa familiar fundada por e para fotógrafos, precisava tomar esse risco. Ou seja, o investimento foi feito mais na base da vontade do que da razão…

Em seguida ele fala sobre o que aconteceu nesses dois anos:

“Temos trabalhado duro para melhorar o Flickr. Contratamos uma equipe excelente e de grandes heróis, que agora fornecem suporte com uma taxa de satisfação média do cliente acima de 90%. Nós nos livramos do login do Yahoo. Mudamos toda a plataforma e todas as fotos para a Amazon Web Services (AWS), líder do setor de computação em nuvem, e modernizamos nossa tecnologia ao longo do caminho. Como resultado, as páginas já são 20% mais velozes e as fotos carregam 30% mais rapidamente. As interrupções de plataforma, incluindo os Pandas (NT: imagem que mostrava erros no servidor), diminuíram muito. O Flickr continua a ficar cada vez mais rápido e mais estável, e novos recursos importantes estão sendo construídos.”

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Atual homepage do Smugmug

E então o tom da mensagem muda para dizer que o Flickr precisa de ajuda. Apesar de “centenas de milhares de leais membros” terem mudado sua conta para Pro pagando assim uma mensalidade, o Flickr continua fazendo água, digamos assim.

Ajudando o Flickr

O detalhe é que a comunidade do Flickr abriga mais de 100 milhões de contas de usuários e dezenas de bilhões de fotos. Se todo mundo pagasse pela conta Pro de cerca de US$ 5,00 dólares por mês, esse seria um negócio quase bilionário.

Mas não ficam bem claro se é isso que a mensagem quer. Ao mesmo tempo que diz que o Flickr não é uma instituição de caridade e que não estão pedindo doações, Don MacAskill afirma que o Flickr tem a melhor relação custo/benefício do mercado.

Seu argumento é o seguinte: Se nós pagamos pelo Netflix e pelo Spotify, por que não pagar (pouco) por “navegação sem anúncios para si e para seus visitantes, estatísticas avançadas, armazenamento ilimitado com qualidade total para todas as suas fotos, além de recursos premium e acesso à maior comunidade focada em fotografia do mundo?”. Sei não…

Flickr
Página principal do Flickr quando foi anunciada a compra pelo SmugMug

E como fica?

A mensagem termina anunciando que o Flickr está lançando uma campanha de assinaturas Pro na próxima quinta-feira, 26 de dezembro, mas que é possível fazer a inscrição agora mesmo, recebendo um desconto promocional de 25%.

Neste caso o plano anual fica em US$ 3,74 dólares por mês. Esse valor é cobrado em um único pagamento de US$ 44,88 dólares, coisa muito comum nos serviços internacionais desse tipo.

Caso você queria fazer o pagamento mensalmente, coisa mais compreensível por nós, Tupiniquins, o valor normal de US$ 6,99 por mês da assinatura Pro tem desconto e fica por cerca de US$ 5,00 dólares.

E assim termina a mensagem…

O Flickr entre nós…

Sinceramente, eu não sei se essa campanha vai ser muito significativa para a continuidade do Flickr. O que eu nunca entendi é que o SmugMug, atual dona do Flickr, é também sua concorrente!

Pois é, o SmugMug, que tem apenas planos pagos para armazenamento de fotos, é um dos serviços preferidos pelos profissionais e mesmo amadores avançados fora do Brasil. Ele serve também como marketplace para vender imagens.

Talvez a empresa estivesse pensando em cooptar clientes para o seu serviço pago quando comprou o Flickr, ou mesmo em transformar o Flickr no SmugMug. Ou vice e versa, sei lá…

Enfim, como o dólar está nas alturas não sei se essa campanha vai colar por aqui. É verdade que há uma mentalidade no exterior de que serviços gratuitos são para o público em geral e serviços pagos para “gente mais séria”, hehehe. É, pode funcionar.

Mas por aqui as vezes acho que ocorre o contrário. É a velha Lei de Gerson…

Eu mesmo não sinto muita falta do Flickr, apesar de ter uma conta lá desde 2006… Vejamos qual será o futuro da plataforma!

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