CâmerasNotícias

Câmera Sony a7S II filma a Terra do espaço em 4k

Sempre tive uma dúvida cruel em relação a que câmera deveria levar se eu viajasse para o espaço, afinal como sabem sou muito aventureiro… Bom, até parece, mas mesmo assim a Sony anda provando que seus equipamentos são os mais indicados para fotografar o vácuo sideral.

Segundo a Dpreview.com em dezembro passado um foguete japonês levou como carga uma câmera Sony Alpha a7S II. Ela foi montada a 249 milhas acima da Terra na Estação Espacial Internacional.

 

Modelo da Estação Espacial, câmera α7S II e case de alumínio em exposição. A modelo ao fundo não é uma astronauta…

 

Em vídeo publicado no Youtube a Sony mostra um vídeo em 4k com imagens espaciais do Japão feitas com a Sony Alpha a7S II enquanto a Estação Espacial sobrevoava o país.

É interessante notar que segundo o site montar uma câmera em uma estação espacial não é como colocar uma GoPro no guidão de sua bicicleta. A Sony 7S II foi instalada em uma caixa de alumínio especialmente projetada com um radiador que pode mantê-la a uma temperatura confortável no vácuo do espaço.

 

Detalhe da montagem da câmera no suporte espacial

 

A caixa foi adaptada em um guindaste de dois eixos para não ficar fixa, constantemente apontando para a Terra como nas câmeras anteriores instaladas na ISS. O equipamento é basicamente a mesma câmera que você pode comprar nas lojas terrestres (até em São Paulo tem para vender) e foi munida de uma lente zoom Sony FE 28-135 F4 G OSS adaptada com motorização por controle remoto.

O site da Sony explica como a câmera foi escolhida para esse trabalho e mostra alguns outros vídeos.

Essa “tradição espacial” dos fabricantes de equipamentos fotográficos é uma coisa conhecida. O primeiro pouso na Lua durante a Missão da Apollo 11 foi fotografada com uma câmera Hasselblad 500EL que, convenhamos, não combinava em nada com o avanço tecnológico do início da Era Espacial. Era como costurar uma roupa de astronauta “pedalando” uma daquelas antigas máquinas de costura da Singer…

Se você quiser saber um pouco mais da câmera veja a matéria que fiz aqui no Blog sobre a Sony a7S II.

De qualquer maneira é bom lembrar que a linha de câmeras Mirrorless Full Frame da Sony, da qual a a7S II faz parte, está fazendo história!