Foto da Semana: gato na garagem
Uma das vantagens de se carregar no bolso um smartphone de última geração é a de poder fotografar com boa qualidade fatos cotidianos que de outra maneira poderíamos deixar passar.
Eu não contei para ninguém mas ando testando a câmera do novo Huawei P30 Pro. Esse smartphone polêmico, proibido nos Estados Unidos por questões de segurança ou política, sei lá, conseguiu a pontuação máxima no quesito qualidade de imagem na avaliação da DxO.
E foi com ele no bolso que encontrei, na saída do estacionamento de uma pizzaria à noite, um gato refestelado em cima do capô de um automóvel.
Pois, bem… testei de uma só vez a capacidade de fotografar praticamente no escuro e a qualidade da teleobjetiva do P30 Pro.
Fotografando o gato
Eu estava no banco do passageiro e fotografei o gato com a câmera principal de 40 Megapixels e com a teleobjetiva de 8 Megapixels. O resultado foi surpreendente.
A foto obtida com a câmera principal (acima) contou com distância focal equivalente a 27mm, exposição de 1 segundo, abertura f/1.6 e ISO 640. Conheço poucas câmeras e lentes convencionais que dariam conta da situação com uma sensibilidade ISO tão baixa.
Já a outra foto acima foi obtida com uma distância focal equivalente a 125mm (teleobjetiva). A exposição foi de 1 segundo, a abertura f/3.4 e o ISO 2000. A estabilização de imagem e o software deram conta de deixar a imagem razoavelmente nítida. O ruído do sensor praticamente não fica visível no resultado final gravado em JPG.
Quem vê as fotos acha que havia muito mais luz no ambiente do que realmente incidia sobre a cena.
Propositalmente não apliquei nenhum tipo de tratamento a essas imagens. A única coisa que fiz foi recorta-las para adapta-las para a relação de aspecto padrão do blog. Originalmente elas tem aspecto 4:3 e no site uso algo parecido com 16:9.
Enfim, se você gosta de gatos, essas podem não ser as fotos mais lindas do mundo… Mas agora você já sabe como fotografar um felino no escuro sem incomodá-lo, hehehe.