Artigo técnico rápido: Value Angle
Eu confesso que de vez em quando me deparo com conceitos fotográficos muito estranhos. Um desses é o tal “Value Angle”, termo que foi usado pela Fufifilm no projeto de suas lentes e que talvez possa ser traduzido como “ângulo de valor”.
Uma matéria do site Fufjirumors.com comenta um artigo mais completo, do site Docma.info, em que esse conceito de design é explicado. O artigo trata apenas desse tipo de conceito na tecnologia Mirrorless, é bom lembrar!
Eu achei interessante divulgar porquê nem imaginava que uma coisa assim pudesse existir. Então se te interessar respire fundo e leia, hehehe!
Vamos lá então…
O que é Value Angle
O tal “value angle” é um fator que influencia todo o design e desenvolvimento de um sistema de câmera, bem como a qualidade da imagem.
Seu valor é expresso por um número. Quanto maior seu valor para uma determinada lente, mais facilmente a luz chega ao sensor fotográfico. Um “ângulo de valor” numericamente grande oferece mais flexibilidade para se projetar uma objetiva luminosa e que produza menos distorção.
Esse valor é calculado para cada formato de câmera diferente, pois elas usam montagens e tamanhos de sensores próprios. Usando a relação entre o diâmetro da conexão da lente (flange), a dimensão do suporte (a distância entre a baioneta da lente e o sensor), a distância mínima de corte (a distância entre a lente traseira e o sensor) e a diagonal do sensor, calcula-se um valor. Esse número é o tal do Value Angle!
A fórmula para esse cálculo é muito estranha, mas esse valor pode também ser representado graficamente por linhas numa secção transversal através da câmara. Basta medir o angulo entre essas linhas e você tem o valor…
Usando o Value Angle
Bom, e porquê esse valor é importante? Por quê se for calculado para qualquer um dos tipos de montagem de lentes existentes em câmeras podemos por antecedência saber qual desses sistemas pode produzir as melhores lentes! É simples assim.
Numa tabela comparativa desenvolvida pelo site Docma.info, podemos ver como isso ocorre. Por exemplo, a linha Fujifilm X tem um grande “Value Angle” enquanto a Sony Full Frame tem um valor de ângulo extremamente pequeno.
Essa é provavelmente a razão pela qual a Sigma diz que é um desafio desenvolver lentes do tipo Full Frame para a Sony, especialmente as de alta qualidade. Isso explicaria também porquê existem tão poucas lentes inovadoras produzidas pela própria Sony. Na realidade o design do seu sistema (que foi projetado inicialmente apenas para sensores menores) não permite isso.
Na tabela podemos também ver esse valor em outras linhas de câmeras. É interessante notar o alto “Value Angle” da Canon e Leica com sensores APS-C (montagens mirrorless EF-M e L). Já as linhas com sensores Full Frame ou maiores sofrem muito nesse quesito.
Por quê este tormento?
Se você achou este artigo chato, me desculpe… Eu achei que seria curioso dar um pouco desse tipo de informação para os leitores.
Estamos tão longe da realidade dos fabricantes de câmeras (e de outros países no geral) que podemos ficar achando que é muito fácil projetar um equipamento fotográfico. Que nada…
Bom, se você quiser estudar mais sobre o assunto leia o artigo do site Docma.info (em alemão) ou traduzido automaticamente aqui. Eles até fazem uma analogia com o Futebol, mas não entendi…
Meu único gol na vida foi contra, hehehe.