Câmeras

Revendo os lançamentos Canon 2022

Que tal comentar os lançamentos Canon 2022? O ano já está acabando e a indústria de equipamentos fotográficos não ficou parada mesmo com todos os problemas que o mundo anda vivendo.

E 2022 foi o ano de consolidação da Canon na tecnologia Mirrorless. Em janeiro a empresa lançou a EOS R5 C, uma variante da EOS R5 voltada para a área de vídeo e cinema. Ela filma em 8K até a 60p no formato Cinema Raw Light proprietário da Canon, gravando em 10 bits no formato XF-AVC. Mas o que faz essa variante da EOS R5 diferente é o sistema de resfriamento ativo na parte traseira da câmera, o que permite duração de gravação sem limite. No entanto esse modelo não tem sistema de estabilização de imagem no corpo, mas conta com um soquete de sincronização de timecode. O modo de vídeo inclui na tela informações de forma de onda e vectorscope.

Vista frontal da Canon EOS R5 C, com o logo diferenciado

Mais lançamentos Canon 2022

Já para a área de fotografia tradicional a Canon lançou dois novos produtos Mirrorless praticamente ao mesmo tempo: a Canon EOS R7 e a EOS R10, ambas com sensor APS-C (Cropado).

A EOS R7 tem um nicho de preço e recursos que a coloca numa categoria um pouco acima da anterior DSL EOS 90D. Ela tem sensor de 33 Megapixels do tipo CMOS, faixa ISO de 100 a 32000, utiliza lentes Canon RF, tela traseira articulada de 3″ polegadas, velocidade máxima de obturador de 1/8000 segundos, tem dois slots para cartões SD UHS-II, pesa 612 gramas (só o corpo) e tem dimensões de 132 x 90 x 92 mm. A EOS R7 grava vídeos em 4K/60p.

Vista frontal e superior da Canon EOS R7

Já a Canon EOS R10 é uma câmera voltada para um nicho de consumidor e criadores de conteúdo para web, pelo menos no exterior. Segundo a empresa, a câmera tem um obturador mecânico de alta velocidade, até 15 quadros por segundo, e um sensor CMOS (APS-C) de 24,2 Megapixels que permite um foco automático muito rápido. O corpo da câmera é leve, com 426 gramas (só o corpo) e dimensões de 123 x 88 x 83 mm, o que faz dela um equipamento bastante compacto dependendo da objetiva Canon RF que você for usar. Além disso conta com sensibilidade ISO de 100 a 32000, velocidade máxima do obturador de 1/4000 segundos, grava vídeos 4K/60p em MPG-4 e tem tela traseira totalmente articulada de 3″ polegadas.

Vista frontal e superior da Canon EOS R10

Como podemos ver a Canon resolveu estabelecer novos equipamentos Mirrorless em categorias de câmera DSLR (Reflex) que ela já dominava no mercado. Isso só mostrou que a tecnologia de câmeras digitais sem espelho (Mirrorless) veio para ficar mesmo.

Vamos aguardar e ver se ainda vamos ter mais lançamentos da Canon neste final do ano, quem sabe?

Deixe uma resposta