Sony vai separar divisão de fotografia
A Sony acaba de anunciar que vai separar suas divisões de produto em unidades de negócios. Isso vai colocar a divisão de fotografia da empresa em uma nova posição no mercado.
Todo o segmento de produtos e soluções eletrônicos, incluindo por exemplo a divisão de smartphones, vai ser colocada numa holding intermediária chamada de Sony Electronics Corporation.
Apesar da mudança ocorrer agora no dia primeiro de Abril a coisa é séria, hehehe.

Dividindo os negócios
Em nota oficial a empresa declara o seguinte: “Com o estabelecimento da Sony Electronics Corporation, a Sony não apenas acelerará a operação integrada dos negócios de EP&S (Electronics Products & Solutions), mas também visa otimizar sua estrutura organizacional, talentos e portfólio de negócios, além de melhorar ainda mais a competitividade e criar novos negócios..”
Segundo o site Petapixel, isso talvez seja resultado do continuo desejo que alguns investidores tinham nessa mudança. Apesar disso, a Sony resistia a separar seus negócios, mas agora a pressão pode ter sido grande demais, aliada a crise mundial que a epidemia de Coronavirus está gerando.
Talvez agora a transformação das divisões da Sony em negócios separados faça sentido.

Mas e quanto a Divisão de Imagem?
A Divisão de Imagem é responsável pelo desenvolvimento dos equipamentos fotográficos da marca, todo mundo sabe. A questão agora é saber como ela vai se comportar nesse novo mercado fotográfico que está se configurando (ou desconfigurando, sei lá).
Normalmente, nos casos de reestruturação já acontecidos na área, o consumidor acaba não percebendo nenhuma mudança. Essas reestruturações são mais importantes para o mercado acionário e a confiança dos investidores. Além disso, empresas assim ficam mais agéis, pois acabam tendo uma cadeia de comando menor do que se fizessem parte de gigantescas corporações.
Minha aposta é que talvez a divisão de fotografia e Imagem da Sony fique mais rentável. Se isso vai se refletir em novos e surpreendentes produtos fotográficos ainda vamos ter que esperar para ver.