NotíciasSoftware

Problemas entre o Mac Os Catalina e a Adobe

Se você utiliza o Photoshop ou o Lightroom em um computador da Apple é bom saber que o novo Mac Os Catalina está fazendo com que os softwares da Adobe apresentem problemas.

A atualização para o novo sistema operacional da Apple foi disponibilizada ontem, mas parece que vários produtores de softwares gráficos além da Adobe também não conseguiram adaptar seus produtos para essa plataforma.

Segundo alguns comentários o problema é que o Mac OS Catalina, rodando em 64 Bits nativos, não é mais compatível com códigos anteriores de 32 Bits. Muitos dos softwares da Adobe, além de vários outros aplicativos concorrentes, carregam ainda em seu “DNA” partes de código anteriores, programados anos atrás. Seria isso que estaria causando os problemas.

Mac Os Catalina e a Adobe

Photoshop e Mac Os Catalina
Um dos problemas apresentados é a nomeação de arquivos no Photoshop

A Adobe anunciou em seu site que tanto o Photoshop quanto o Lightroom “funcionam com o MacOS 10.15 (Catalina), mas tem … problemas de compatibilidade conhecidos”. Ou seja, rodam mas nem tanto assim…

O Lightroom até agora parece ter apresentado problemas menores. O aplicativo não está conseguindo detectar câmeras da Nikon quando o equipamento é utilizado em modo Tethering ou Controle Remoto. Além disso o Editor de Perfil de Lentes (Lens Profile Creator) não funciona pois é programado em 32 Bits e precisa ser totalmente atualizado.

Se você usa alguma dessas funções, não atualize seu sistema por enquanto.

Já no Photoshop a coisa é mais séria.

E o Photoshop?

A Adobe divulgou que para o Photoshop no MacOs Catalina:

A nomeação de arquivos não funciona corretamente: alterar a extensão do arquivo no menu suspenso não altera a extensão no nome do arquivo. Você precisa adicionar o tipo de arquivo ao nome do arquivo manualmente;

Plug-ins estão com problemas: alguns plug-ins retornarão um erro no Photoshop dizendo que “o arquivo não foi encontrado” ou que o plug-in “não pode ser aberto porque sua integridade não pode ser verificada”. Isso tem acontecido com plug-ins que foram instalados sem instalador, como pelo método de arrastar e soltar arquivos baixados de outras instalação ou da Internet.

Droplets mais antigos não funcionam: as versões mais antigas do Photoshop criam droplets (rotinas de automatização) de 32 bits, que não são compatíveis com o macOS Catalina.

O ExtendScript Toolkit não funciona: essa ferramente, que é um aplicativo de 32 bits, não funciona mais no macOS 10.15 e será substituído pela Adobe.

O Lens Profile Creator não funciona: o editor de lentes também só funciona em 32 bits. A Adobe está investigando como atualiza-lo.

Photoshop e Mac Os Catalina
Caixa de diálogo em inglês apresentando erro do Photoshop no Mac Os Catalina

Para terminar, a Adobe recomenda que “Você deve permanecer na sua versão atual do macOS até que esses problemas sejam resolvidos”. Também diz que os usuários devem fazer seus próprios testes em uma partição de HD diferente para garantir que novos sistemas operacionais funcionem com o hardware e drivers (como os de impressoras) atualmente disponíveis.”

Reações

Não é preciso dizer que a gritaria tem sido geral. Muitos fotógrafos e profissionais criativos já estão enfrentando problemas de todo o tipo com os aplicativos da Adobe ou de terceiros.

Um comentarista já encontrou mais de 30 aplicativos gráficos incompatíveis com o Mac Os Catalina. Até mesmo o On1PhotoRaw2019, que acaba de ser lançado, tem problemas de compatibilidade.

Outra critica que surgiu foi em relação ao modelo de assinatura em que muitos desses softwares são vendidos. Esse sistema promete trazer atualizações contínuas e correções de bugs rapidamente. No entanto, mesmo com a Adobe sendo avisada em 2017 para fazer a transição de 32 para 64 bits, nada aconteceu. E teve ainda mais de 6 meses para testar seus softwares na versão beta do MacOS Catalina…

A Apple também está sendo muito criticada, até porquê alguns dizem que ela deveria acompanhar com mais cuidado a adaptação que as empresas de software mais conhecidas estão fazendo de seus produtos. Quando uma atualização “quebra” o funcionamento de algum aplicativo, a primeira reação do usuário é culpar o dono do sistema operacional, e não as “Adobes da vida”, hehehe. Eu mesmo sempre acabo culpando a Apple ou a Microsoft!

O que fazer?

Só existe uma coisa a fazer, esperar para atualizar seu sistema! Essa é uma prática comum que deve sempre ser respeitada por quem usa um computador para trabalhar, seja Mac ou PC com Windows.

E depois você deve acompanhar as notícias sobre a atualização de OS e os aplicativos que você usa. E já vou adiantando, mesmo depois de alguns meses que um sistema operacional tiver sido lançado você pode se deparar com algum software cujo desenvolvedor desistiu da plataforma. Isso já aconteceu muito comigo.

Agora, se o estrago já está feito, bem… Em primeiro lugar pense que você não está sozinho, hehehe. Em segundo lugar pense que esse pode ser um bom momento para exercitar a paciência e o auto controle. E em terceiro lugar saia para comprar um computador de backup, preferencialmente com outro tipo de sistema operacional.

Eu sei que um Mac é mais chique e eu mesmo acho mais fácil de usar. Mas não dá para depender de uma única plataforma quando os sistemas de compra por assinatura, como os da Adobe, permitem que você instale uma versão para Mac e outra para Windows ao mesmo tempo, em dois computadores diferentes. Pense nisso e não fique nunca na mão…

6 thoughts on “Problemas entre o Mac Os Catalina e a Adobe

  • Verdade. No período lá no passado em que fugi para o Windows, eu sempre esperava a saída de um novo sistema para instalar o anterior. A gente vai se acomodando à “competência” da Apple e agora leva um murro desses no estômago. KKK. É só esperar….

    Resposta
  • Luiz Carlos Braga de Camargo

    Agora é tarde , me arrependo de ter colocado o catalina, uso o mac desde os anos 90 mas chegam a ser arrogantes principalmente com os periféricos , dois teclados e um cd run pararam de funcionar, não podem ser abertos e custam uma fortuna.

    Resposta
    • Pois é, e ainda tem muita gente reclamando. Eu mesmo não fiz o upgrade por causa do medo, apesar da tentação. Se eu souber de mais alguma coisa publico por aqui. Boa sorte, abçs!

      Resposta
  • Wellington

    Vish.. atualizei, me ferrei.. agora não funcionam mais o CS6, sabem se ja saiu alguma versão que funciona? vou procurar…

    Resposta
  • simone

    alguém conseguiu uma versao do lightrrom para usar no Catalina?

    Resposta

Deixe uma resposta